Edição 18

Dicas de leitura

Dicas de leitura

Mitos e Lendas

Monstros míticos e heróis lendários vêm fascinando as pessoas há milhares de anos. Não sabemos se os seres que povoam Mitos e Lendas de fato existiram, mas suas histórias continuam encantando jovens e adultos, porque, por trás desses relatos fantásticos de façanhas e eventos mágicos, há um fundo de verdade.

Eles expressam, numa linguagem simbólica, os arquétipos que estão por trás da história de cada ser humano e que inspiram os grandes temas da cultura ocidental. Um patrimônio de inestimável valor pedagógico agora ao alcance de nossas crianças, numa produção editorial de alto padrão.

Editora: Loyola

Fábulas de Esopo

Quando contou pela primeira vez suas fábulas aos gregos antigos, mal sabia Esopo que, séculos mais tarde, elas ainda seriam populares junto aos jovens e aos adultos. No século XIX, as fábulas originais foram redescobertas e ilustradas para crianças. Essa bela edição conserva todo o encanto clássico das fábulas daquele século passado, mas de uma maneira que deleita a criança de hoje. As gravuras e o estilo de ilustração daquela época acrescentam uma qualidade atemporal a fábulas como a da Lebre e a Tartaruga.

As histórias são tão atraentes para as crianças dos nossos dias quanto foram para as crianças do século XIX e da Grécia Antiga, há milhares de anos.

Editora: Loyola

Aprender na Escola – Técnicas de Estudo e Aprendizagem

Esse livro reúne em seu título dois tópicos que constituem atualmente o centro de interesse de muitos profissionais: as técnicas de estudo e as estratégias de aprendizagem — tais tópicos preocupam sobremaneira os docentes que vêem que seus alunos não progridem como seria de se desejar.

Aprender na Escola — Técnicas de Estudo e Aprendizagem orienta a organização de atividades escolares para que se articulem, dentro da seqüência dos conteúdos conceituais de cada uma das áreas, os procedimentos — técnicas e estratégias — que os alunos devem dominar para poder compreender esses conceitos. Trata-se de um texto para a didática, para o ensino e para a aprendizagem e, também, de um bom instrumento para avançar na definição dos projetos curriculares da Escola em um dos âmbitos que não são disciplinares exclusivamente, ainda que em íntima relação com eles.

Autor: Artur Noguerol
Editora: Artmed

Fomos Maus Alunos

Resultado de um feliz e instigante encontro, esse livro traz para o leitor as histórias, a experiência e algumas reflexões desses admiráveis pensadores.

O tema: A Educação. O contraste entre a educação escolar e a educação do cotidiano. Eles são de gerações diferentes, viveram realidades distintas em termos de ambiente, costumes, família, religião. Mas há um importante ponto em comum entre eles: ambos tiveram a experiência da diferença, da rejeição. Ambos quebraram paradigmas e acabaram construindo sua própria educação.

Aqui, eles nos convidam não apenas a pensar nossa educação, como também a retomá-la em nossas mãos.

Autores: Gilberto Dimenstein e Rubem Alves
Editora: Papirus

Introdução à Psicologia da Educação

A importâcia da Psicologia no processo educacional é tão evidente quanto polêmica. Não é sem razão que, em dado momento histórico, apenas esta ou aquela abordagem, de acordo com o prestígio alcançado, constitui preferência — às vezes verdadeiro modismo — entre os educadores e/ou órgãos oficiais que patrocinam o modelo de educação a ser adotado. O fato é que a formulação de cada abordagem, quer pela concepção de homem que contém quer pelos pressupostos teóricos adotados ou pelos seus desdobramentos práticos, necessariamente implica uma estrutura de política educacional, um conjunto de objetivos específicos na formação acadêmica e um projeto sociocultural típico. As abordagens psicológicas, nessa perspectiva, são muitas, mas nem todas com repercussão significativa no contexto educacional.

Nessa obra, os autores apresentam caminhos diferentes e igualmente importantes a serem conhecidos pelos educadores. Propostas de estudiosos são examinadas de modo abreviado e em linguagem acessível, todavia evitando-se qualquer superficialidade desnecessária. Os textos, que também podem ser utilizados separadamente, são indicados para professores que queiram compreender melhor as diferentes abordagens, bem como para graduandos em Pedagogia e cursos afins interessados em iniciar um contato com alguns dos principais enfoques da Psicologia da Educação.

Organizador: Kester Carrara
Editora: Avercamp

Trilogia da Vida – o Livro dos Sonhos

Sonhos... Falar deles é multiplicá-los, vivê-los; é ir além deles, até à realização daquilo que se move em nosso coração, daquilo que nos move em direção às conquistas que realmente valem a pena.

Os sonhos e seus sonhadores se entrelaçam como o artesão amarra os diferentes fios, um a um, para confeccionar um tapete persa. Esse livro reúne grandes sonhos e sonhadores incríveis, reais e habitantes da ficção, para embalar o leitor numa teia invisível, composta da visão antecipada de importantes realizações e do desejo intenso de transformar o mundo e as próprias pessoas.

Os viajantes oníricos continuam a sonhar sempre. Mesmo que o sonho esteja distante, que habite a névoa, que se localize no alto de uma montanha escarpada. Os sonhadores contagiam porque não desanimam jamais. A jornada é espinhosa, mas as flores nunca deixam de fazer parte da paisagem. Eis nosso singelo intento: relembrar os deleites do sonho. Porque sonhadores todos somos.

Autor: Gabriel Chalita
Editora: Atual

Trilogia da Vida – o Livro dos Amores

Uma reunião de algumas das mais belas histórias de amor, o mais universal e permanente dos temas.

Eros, o deus do amor, vítima de suas próprias flechas. Heroísmo, intriga e dedicação nos amores de Tristão e Isolda. Paixões capazes de abalar tronos, seja com Inês de Castro na Idade Média de Portugal, seja com Eduardo VIII na Inglaterra do século XX. O sentimento dos poetas por suas musas: Dante e sua Beatriz, Tomás Antônio Gonzaga e sua Marília. Os sofrimentos de Mariana do Alcoforado e Ana de Assis. E também aquela que talvez seja a mais famosa história de amor de todos os tempos: a tragédia de Romeu e Julieta.

Um percurso maravilhoso, sem fronteiras, atravessando igualmente tempos mitológicos e históricos, cruzando escalas de emoções que vão da felicidade à tragédia. Relatos emocionados e emocionantes, capazes de tocar em profundidade os corações.

Um livro capaz de fazer sonhar e também de provocar uma furtiva lágrima.

Autor: Gabriel Chalita
Editora: Atual

Trilogia da Vida – O Livro do Sol

O Sol. Seu calor. Seus mistérios. Sua magia. Sua grandeza. Desde os idos tempos, histórias e mais histórias, mitos, enredos de peças e poesias retratam a grandeza do astro rei, que, soberano, aquece a humanidade.

A história foi sempre iluminada pelo calor do Sol e de tantos sóis que se fizeram humanos para que o mundo fosse ganhando uma nova energia. Este livro é composto das fascinantes histórias de pessoas que não se esconderam nas sombras: mulheres e homens que se portaram como guias, com o destino claro de cumprir uma missão. Altaneiros, sofreram, choraram, gritaram, sentiram, amaram, viveram.

Autor: Gabriel Chalita
Editora: Atual

Ex-libris: Confissões de uma Leitora Comum

É uma declaração de amor aos livros, à língua e à palavra escrita. Em uma rara combinação de humor e erudição, Anne Fadiman discorre sobre sua relação com os livros e sobre temas correlatos, como leitura em voz alta, plágio, dedicatórias, livros usados, entre outros.

Um livro primoroso, para ser lido com a voracidade de uma traça e a sensibilidade de um ourives.

Autora: Anne Fadiman
Editora: Jorge Zahar Editor

Por Favor, Obrigado, Desculpe

Aprender boas maneiras pode ser divertido, especialmente com Leopoldo e Dudu! Leopoldo ajuda Dudu a se comportar melhor, com lições para todas as ocasiões, como: comer fora, brincar no parque, visitar amigos e muito mais. As crianças vão aprender não só com as lições de Leopoldo, mas também com as trapalhadas engraçadas de Dudu.

Autores: Becky Bloom e Pascal Biet
Editora: Brinque-book

Para Onde Vai a Quinta-feira?

Quem já desejou que seu aniversário durasse para sempre vai adorar esse livro. Pingo e seu amigo Filó saem em busca da resposta de um dos pequenos mistérios da vida: para onde vai a quinta-feira antes da sexta-feira chegar?

Autores: Janeen Brian e Stephen Michael King
Editora: Brinque-book
cubos