Edição 19

Dicas de leitura

Dicas de leitura

Mundo da Criança

A série Músicas para Ler transforma as letras de algumas das canções infantis mais conhecidas da Música Popular Brasileira em divertidos livros ilustrados.

A poesia de músicas emocionantes, como Aquarela, ou engraçadas, como O Pato, de Toquinho, Vinicius de Moraes e Paulo Soledade, está gravada nas páginas desta coleção, que encantará as crianças e avivará a memória dos adultos.

Músicas para Ler – O Pato
Autores: Toquinho, Vinicius de Moraes e Paulo Soledade

Mundo da Criança

Curiosidade é a palavra-chave do Mundo da Criança.

Os conteúdos do Mundo da Criança foram criados para ajudar as crianças a saciarem seu desejo de descobrir como o nosso mundo funciona. Eles foram desenvolvidos para ser as ferramentas de uma exploração intuitiva e divertida, porque sabemos que elas aprendem mais quando estão se divertindo.

Músicas para Ler – Aquarela
Autores: Toquinho, Vinicius de Moraes, M. Fabrizio, G. Morra

Curiosidades da História Brasileira

O que primeiro nos governou, As bandeiras que tremularam em nossa terra, Quando chegaram os negros, O congresso de Nassau, Os primeiros escritores de teatro e o primeiro grande escritor, A mais antiga tipografia, O maior rio brasileiro, O Aleijadinho e o Mestre Valentim, O senhor telégrafo e o senhor telefone, Os hinos da Independência, O prestimoso senhor trem de ferro, Do aerostato ao avião, A mais famosa das ruas — esses são alguns dos temas abordados nesse livro que fala sobre curiosidades da História Brasileira, contadas para as crianças de uma forma simples e gostosa de ouvir.

Autor: Viriato Corrêa

Vivendo a Filosofia

De onde provêm todas as coisas? É possível provar a existência de Deus? O que é a verdade e o que separa o conhecimento científico da fé religiosa? O que são o pensamento, o bem, a beleza, o amor? Por que vivemos em sociedade e a quem cabe governá-la? São algumas das questões que a filosofia tem investigado desde a Antiguidade. Elas continuam interessando aos nossos jovens, tanto quanto interessavam àqueles a que Sócrates ensinava na ágora de Atenas, há vinte e quatro séculos. Vivendo a Filosofia expõe, em linguagem clara e de forma dinâmica, as idéias dos principais filósofos do passado e seleciona passagens exemplares de suas obras. Autor de renome e professor com larga experiência, Gabriel Chalita demonstra competência ao dar nova vida aos pensamentos que constituem a base da cultura ocidental e que continuam sendo ferramentas úteis para com-preendermos o mundo contem-porâneo.

Autor: Gabriel Chalita

Paisagens Brasileiras

Ao entrar no mundo mágico que Fátima Miguez criou aqui para você, note que o título Paisagens Brasileiras já é um canto em louvor de um Brasil cuja grandeza resulta de uma complicada mistura de gente, paisagens, artes plásticas, história, tradições, folclore, trabalho, festas, carnaval... E para conter todo esse mundo fervilhante de vida que é o nosso Brasil, só a magia da poesia (ou das artes em geral).

Autora: Fátima Miguez

Educar na Era Planetária

O método de educação na era planetária é um programa aplicado a uma natureza e a uma sociedade vistas como algo trivial e determinista. Pressupõe que é possível partir de um conjunto de regras certas e permanentes que possam ser seguidas de modo mecânico. Entretanto, se tivermos certeza ao afirmarmos que a realidade muda e se transforma, então uma concepção do método como programa é mais do que insuficiente, porque, diante de situações mutantes e incertas, os programas de pouco servem, e, em contrapartida, faz-se necessária a presença de um sujeito pensante e estrategista.

Autores: Edgar Morin, Emílio-Roger Ciurana, Raúl Domingo Motta

Educar em Tempos Incertos

Esta nova obra de Fernández Enguita se propõe a examinar, com distância, porém com profundidade, os processos de mudança em que estão imersas a instituição escolar e a profissão docente para, desse modo, restituir a ambas o papel ativo que já tiveram no desenvolvimento social.

Autor: Mariano Fernández Enguita

Pedagogias do Século XX

A grande contribuição de autores como Montessori, Ferrer i Guárdia, Dewey, Giner de Los Ríos, Freinet, Neill, Makarenko, Piaget, Milani, Freire e Stenhouse não está apenas naquilo que representaram em sua época, mas sim em seu poder iluminador para um presente repleto de incertezas e de possibilidades, em que os novos desafios educativos precisam ser encarados com discursos bem fundamentados e ilusões renovadas.

Autores: Maria Montessori, F. Ferrer i Guárdia, John Dewey, F. Giner de los Ríos, Célestin Freinet, A. S. Neill, A. S. Makarenko, Jean Piaget, Lorenzo Milani, Paulo Freire, Lawrence Stenhouse
cubos