Edição 82

Dicas de leitura

Dicas de leitura

Transposição didática: por onde começar?

Este livro põe em relevo a significativa distinção entre o conhecimento produzido no espaço científico e o conhecimento que se deve produzir no ambiente escolar, principalmente aquele onde se desenvolve o ensino básico.
Apoiado na produção de relevantes pensadores, mostra como o conceito de transposição didática se formou, evoluiu e como hoje se apresenta – uma condição pedagógica fundamental. O produto dessa reflexão sobre a esfera educativa e suas realidades didática, prática e conceitual é “uma discussão muito franca, com apontamentos muito diretos”, o que permite uma clara visualização dos vários elementos escolares.

Geraldo Peçanha de Almeida
Editora: Cortez

Cabeça nas nuvens: orientando pais e professores a lidar com TDAH – Transtorno de déficit de Atenção/ Hiperatividade

Crianças e jovens trazem um estado de sofrimento psíquico que vem passando despercebido por professores e pais diante de tantas nomenclaturas que nos preenchem.

A quem interessa este livro? À professora, aos pais, psicólogos, estudantes... INCOFORMADOS com uma educação do completo, da resposta da certeza, da “normalidade” que pouco escuta e fala, do “sujeito-aluno” escondido em diagnóstico denominado: Moda da educação contemporânea.

Vocês encontrarão aqui pistas para seguirem, e não respostas que os ajudarão a paralisar diante de tantos e múltiplos diagnósticos.

Jane Patrícia Haddad
Editora: wak

Pais inteligentes enriquecem seus filhos

Como educar seus filhos para se tornarem independentes e terem uma relação saudável com o dinheiro?

Você já imaginou como seria melhor se tivesse aprendido a lidar com dinheiro aos 18 anos? Como não dá para voltar no tempo, você pode orientar seus filhos para que eles não repitam seus erros.

Muitos pais passam anos economizando para ajudar o filho a comprar seu primeiro carro, acreditando que, ao começar a vida com menos dificuldades, ele terá mais chances de ser bem-sucedido.

No entanto, o mais importante é ensinar os jovens a administrar seus próprios recursos a fim de garantir um futuro próspero.

Neste livro, o consultor Gustavo Cerbasi mostra como preparar as crianças para poupar, investir e escolher suas prioridades. O autor também aponta atitudes erradas dos pais, como tentar suprir sua ausência com presentes e incutir nos filhos uma mentalidade consumista.

Gustavo Cerbasi
Editora: Sextante
cubos