Edição 25

Dicas de leitura

Dicas de Leitura

Ciências na Educação Infantil – Uma abordagem integrada

Este livro reúne o que há de mais atual em aprendizagem e cognição para propor um ensino envolvente e esclarecedor das ciências na primeira infância. Sua proposta é a utilização de recursos da comunidade e de fenômenos reais para o desenvolvimento da linguagem, das habilidades matemáticas e das capacidades globais das crianças. Trata-se de um recurso único para professores da Educação Infantil, que terão seu trabalho diário qualificado, estimulando o pensamento criativo das crianças.

O leitor encontrará conceitos, experiências e atividades de integração com: as plantas, os animais, o corpo humano, o ar, a água, o tempo, as rochas e os minerais, o magnetismo, os efeitos da gravidade, máquinas simples, o som, a luz e o meio ambiente.

Autores: Jean D. Harlan e Mary S. Rivkin
Editora: Artmed
Ano de publicação: 2002

Sexo: tudo que ninguém fala sobre o tema

Esta é uma obra histórica para quem acompanha os passos de J. A. Gaiarsa. Aqui, encontra-se reunido tudo o que o terapeuta e autor pesquisou, viveu, pensou e ensinou sobre sexualidade humana ao longo de sua atividade profissional. O que moveu Gaiarsa a escrever o livro foi o amor ao próximo.

“Amo a humanidade e, apesar de tudo, ainda tenho esperança de um dia vê-la feliz — principalmente mais prazenteira, amorosa e solidária.”

Essa é a paixão primeira que ditou este livro.

Para que não se pense que Gaiarsa mudou de rumo e de discurso com o passar do tempo, outro trecho de seu prefácio:

“Filio-me decididamente aos que acreditam que o amor verdadeiro tem de vir de baixo para cima, e não o contrário. De baixo para cima quer dizer do sexo, profundamente experimentado, do erótico (da pele, do contato físico), dos movimentos (da dança que nos anima), subindo então — e depois — até o cérebro, aquecendo o coração no caminho...”

Para expor seus pensamentos, Gaiarsa não se furtou inclusive a contar a trajetória da própria vida sexual, nem sempre glamourosa, em mais uma prova de amor. O leitor deve ler e reler esta obra-testamento sem preconceitos e, se possível, colocar seus ensinamentos em prática e ser feliz.

Autor: José Angelo Gaiarsa
Editora: Ágora
Ano de publicação: 2005

Adolescência: O Despertar do Sexo – um guia para entender o desenvolvimento sexual e afetivo nas novas gerações

Como lidar com questões como masturbação, virgindade, homos-sexualismo ou Aids? Como entender a novidade do “ficar”? Como garantir aos filhos um desenvolvimento afetivo-sexual saudável, livre de preconceitos, mas, ao mesmo tempo, seguro?

Adolescência: O Despertar do Sexo é um guia para orientar os adultos, sejam eles pais, professores ou qualquer pessoa que conviva com crianças e adolescentes e que tenha a missão de orientá-los sexualmente.

Baseado em sua experiência de 25 anos como terapeuta de adolescentes, Içami Tiba apresenta uma visão inédita sobre o surgimento da sexualidade na puberdade e adolescência. Além de explicar o desenvolvimento sexual biológico, o livro revela, pela primeira vez, como essas mudanças hormonais e corporais se refletem no comportamento do jovem e em seus relacionamentos.

Autor: Içami Tiba
Editora: Editora Gente
Ano de publicação: 1994

Medicina Alternativa de A a Z

Pesquisas acadêmicas recomendam, a prática terapêutica comprova: para promover a saúde, não existem recursos mais eficazes do que frutas, legumes, plantas, argila e água.

Com mais de 500 mil exemplares vendidos, o manual Medicina Alternativa de A a Z tornou-se uma das principais referências em tratamentos naturais no Brasil. De forma clara e objetiva, a obra orienta como combater mais de 250 enfermidades por meio de recursos naturais. São mais de 1.500 receitas simples e fáceis de preparar, além de procedimentos eficazes baseados na utilização medicinal da água e da argila.

Autor: Carlos Nascimento Spethmann
Editora: Natureza
Ano de publicação: 2004

O Coordenador Pedagógico e o Espaço da Mudança

O leitor encontrará desde sugestões de pauta para reuniões até dicas para a incorporação à didática das novas tecnologias.

Este trabalho busca compreender a realidade escolar e seus desafios, construindo alternativas adequadas e propondo um mínimo de consistência para as ações pedagógicas. Não há fórmulas a reproduzir; só a premente necessidade de encontrar soluções adequadas às realidades múltiplas das redes municipais e estaduais de ensino.

Organizadoras: Laurinda de Almeida e Vera Maria Nigro corpo docente.
Editora: Edições Loyola
Ano de publicação: 2003
cubos