Edição 27

Dicas de leitura

Dicas de Leitura

Inclusão Escolar. O que é? Por quê? Como fazer?

Esse livro enfoca a inclusão escolar e expõe didaticamente o que essa inovação educacional propõe para atender aos anseios e às necessidades de todos os alunos de qualquer nível escolar. A autora procura clarear idéias sobre o ensinar e o aprender, em uma escola aberta às diferenças e a todos os alunos.

Autora: Maria Teresa Eglér Mantoan

Editora: Moderna
 

Coleção Pensamento Vivo

Educador, poeta, filósofo, psicanalista, cronista do cotidiano, ensaísta, teólogo e acadêmico. Rubem Alves é um dos mais competentes e sensíveis pensadores do Brasil. Ele é autor de mais de 70 títulos entre livros infantis, crônicas e outros, tendo como eixo central a educação. Inquieto e inovador, Rubem Alves apresenta agora, pela primeira vez, sua obra em formato de audiolivro. A coleção Pensamento Vivo de Rubem Alves, em audiolivro, reúne alguns dos seus mais significativos e cativantes textos.

Autor: Rubem Alves

Editora: Nossa Cultura
 

Coleção Pensamento Vivo

O audiolivro O Pensamento Vivo de Celso Antunes expõe as idéias e teorias educacionais — que antes estavam apenas no papel — desse respeitado professor e psicopedagogo.

Todos os textos são narrados por ele mesmo com uma distinção muito importante: cada um dos temas é abordado a partir de exemplos de casos reais. Inteligências Múltiplas, Interdisciplinaridade, Construtivismo, Inclusão e Bullying estão entre os conceitos apresentados nessa coleção.

Para Celso Antunes, nada na educação é absoluto ou definitivo.

Suas teorias sobre educação foram inspiradas pelas idéias de Jean Piaget, Célestin Freinet, Lev Vygotsky, Paulo Freire, Darcy Ribeiro, entre outros.

Especialista em Novas Concepções de Inteligência e Desenvolvimento Emocional, Celso Antunes é autor de mais de 180 livros, entre didáticos, paradidáticos e pedagógicos. Bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo e mestre em Ciências Humanas, o autor já trabalha com educação há mais de 40 anos.

Autor: Celso Antunes

Editora: Nossa Cultura

A Ciência das Diferenças. A Diversidade Cultural no Ambiente Escolar.

Esse livro conta a história de dois jovens, um negro e outro judeu, que têm suas vidas marcadas pelo preconceito e pela discriminação. A união dos dois, para superar esse obstáculo, é um chamamento de toda a sociedade para que se una e se viva democraticamente a pluralidade, respeitando os diferentes grupos e culturas que a constituem. A diversidade é parte inseparável da identidade nacional e compõe o rico patrimônio sociocultural brasileiro. É preciso investir na superação de qualquer tipo de discriminação e valorizar a trajetória particular dos grupos que formam nossa nação. A ciência das diferenças fala de forma prazerosa dessas diferenças, ao mesmo tempo que conta uma história de amor, suspense e descobertas.
Autor: Sérgio Vieira Brandão
Editora: Paulinas

Inclusão Social na Escola – Quando a pedagogia se encontra com a diferença

Uma viagem pelo dia-a-dia da escola abordando a inclusão do diferente, com a certeza de que vale a pena acreditar no potencial de todo ser humano.
Autor: Antônio Efro Feltrin
Editora: Paulinas

Inclusive…

Livro-revista, no qual os autores apresentam diversos temas referentes à inclusão, na família, na sociedade e na escola da criança co
Autor: Sérgio Alli e Thais Sauaya
Editora: Salesiana
cubos