Edição 83

Dicas de leitura

Dicas de leitura

Empreendedorismo de Base Tecnológica

Empreendedorismo de Base Tecnológica (2007) descreve o processo spin-off, a criação de empresa, geralmente high-tech, a partir de um centro de pesquisa ou de uma empresa-mãe. No mundo desenvolvido, é fenômeno corriqueiro: universidades, a Nasa, centros de pesquisa de grandes empresas há muito geram empresas a partir de conhecimentos e tecnologias produzidos no seu dia a dia. Também no Brasil isso acontece há muito tempo.

Afonso Cozzi (organizador)
Valéria Judice
Fernando Dolabela
Louis Jacques Filion
Campus

Oficina do Empreendedor

Criatividade e iniciativa em um mundo cada vez mais competitivo e exigente. Metodologia para difundir a cultura empreendedora na universidade. Com ela, professores de qualquer formação saberão interagir com os alunos e a sociedade para criar um ambiente empreendedor.

Fernando Dolabela
Sextante

Empreendedorismo sem Fronteiras

Empreendedorismo sem Fronteiras (2015) é um excelente caminho para pessoas com deficiência. O universo das pessoas com deficiência é muito amplo e deve ser abordado sob várias óticas. Há que se cuidar da sua educação, da proteção, da inclusão e assistência através de legislação específica de acessibilidade, comunicação, geração de emprego. Este livro reconhece e incentiva tais ações e políticas, mas tem um alvo específico e inédito: a inclusão da pessoa com deficiência no trabalho por meio do empreendedorismo.

Fernando Dolabela
Cid Torquato
Alta Books
cubos