Edição 35

Dicas de leitura

Dicas de leitura

Educar para a Verdade e para a Esperança em Tempos de Globalização, Guerra Preventiva e Terrorismos

Neste novo livro, Jares parte da análise da globa-lização e dos problemas do mundo atual (especialmente dos atentados de Nova York e Madri e da Guerra do Iraque) para propor reflexões instigantes a respeito do papel da educação como promotora da esperança, da alegria e da verdade. A idéia que permeia todo o livro é a da educação como projeto para o futuro. Trata-se de um texto único, necessário e alentador, cuja leitura é indispensável aos educadores que desejam conscientizar-se da importância de seu trabalho na viabilização do sonho de um mundo melhor.

Autor: Xesús R. Jares
Editora: Artmed

Valores e Temas Transversais no Currículo – Coleção Inovação Pedagógica

Valores e Temas Transversais no Currículo traz informações sobre o conceito e a potencialidade dos temas transversais e apresenta experiências realizadas em diferentes instituições educativas na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio e as suas propostas globais.

Apesar de as experiências estarem relacionadas a diferentes temas, a maior parte dos textos traz elementos que também podem ser aplicados a outras temáticas e introduz aspectos suscetíveis de análise e de reflexão para rever o papel dos temas transversais e das atitudes em geral nas instituições educativas.

Autores: Vários Autores
Editora: Artmed

Temas Transversais: em Busca de uma Nova Escola

No livro Temas Transversais: em Busca de uma Nova Escola, o autor defende a importância dessas aprendizagens numa escola excessivamente afastada dos problemas sociais e ambientais do mundo real, proporcionando pautas de atuação para uma organização adequada do currículo escolar em torno desse tema, desde o projeto educativo da escola até o trabalho em aula.

Autor: Rafael Yus
Editora: Artmed

Moral e Ética: Dimensões Intelectuais e Afetivas

Esta obra reúne as leituras, pesquisas e reflexões de Yves de La Taille, professor no Instituto de Psicologia da USP, amplamente reconhecido por seus estudos sobre a chamada Psicologia Moral — ciência preocupada em desvendar por quais processos mentais uma pessoa chega a, intimamente, legitimar, ou não, regras, princípios e valores morais. Neste texto, são apresentados conceitos de moral e ética; o saber fazer (a dimensão intelectual); o querer fazer (a dimensão afetiva); o despertar do senso moral; e a personalidade ética.

Nesta obra, o leitor também encontrará os resultados decorrentes da pesquisa recente e inédita no Brasil sobre os “Valores dos Jovens de São Paulo”, em que foram entrevistados 5.160 alunos do Ensino Médio, proporcionando um panorama rico, contextualizado e instigante sobre o que pensam nossos jovens e de como os adultos, principalmente professores e pais, têm influência decisiva em sua formação moral e ética.

Autor: Yves de La Taille
Editora: Artmed

Indisciplina/Disciplina: Ética, Moral e Ação do Professor

Neste tempo em que vivemos a desestruturação das instituições sociais, uma vez que famílias não se reúnem nem para almoçar ou jantar, trocam várias vezes de cidade ou de casa; quando se navega por todos os lugares via Internet — escreve José Sterza Justo —, a escola se mantém, para surpresa de todos, preservada e intocável. Por um lado, isso é muito importante, pois é um lugar de segurança para crianças e jovens numa época em que a violência predomina. Por outro, é um barril de pólvora prestes a explodir.

A escola acolhe em si um mundo em ebulição e tenta encarcerá-lo em quatro paredes, organizá-lo, controlá-lo, mantendo-se, apesar de tudo, conservadora em seus métodos.

Como poderá ela se ajustar a essa geração? Para famílias e escolas, a grande preocupação parece girar em torno da formação de valores e do estabelecimento de limites.

Discutindo essas questões, reúnem-se, nessa publicação, três grandes estudiosos da Psicologia. Seus textos dialogam e complementam-se em torno deste tema que aflige pais e professores: (in)disciplina e ambiente escolar. Abordando temáticas diversas, trazem importantes contribuições sobre o compromisso da escola em termos da formação moral dos estudantes.

Autores: Yves de La Taille, Nelson Pedro-Silva e José Sterza Justo
Editora: Mediação

Carta a um Jovem Professor

Você tem o desejo de transmitir e a paixão de ensinar. Foi para isso que você se tornou professor... ou vai se tornar. Não para se desgastar impondo disciplina. Não para sucumbir a reformas ministeriais contraditórias nem para tentar desesperadamente tapar as brechas de uma sociedade individualista. Assim, você se pergunta, às vezes, se não errou de ofício. Gostaria de convencê-lo de que não é nada disso: não existe contradição entre seu projeto pessoal e as exigências da escola. Gostaria de lhe mostrar que você pode se dedicar plenamente à transmissão de saberes e, ao mesmo tempo, assumir a dimensão política do seu trabalho. Pois é no próprio cerne do ato de ensinar que se processa a educação do cidadão e que se constrói uma sociedade democrática...

Autor: Philippe Meirieu
Editora: Artmed

Temas Transversais

Esse livro estimula a discussão sobre a importância de se trabalhar nas escolas com temas que possam despertar comportamentos e atitudes nos alunos, principalmente em questões que levem à tomada de consciência dos problemas morais, éticos, sociais, etc.

Pretende gerar no professor a reflexão sobre a necessidade do trabalho com os temas transversais, bem como dar pistas da prática de atuação com os conteúdos procedimentais e atitudinais.

Quanto às sugestões e perspectivas de trabalho, busca relacionar os temas transversais com a disciplinaridade, interdisciplinaridade, globalização e com os projetos, de tal forma que o professor sinta-se mais seguro em trabalhar com temas que não estão presentes em seus conteúdos acadêmicos.

Autor: Nilbo Ribeiro Nogueira
Editora: Érica

Temas Transversais e a Estratégia de Projetos

Esse livro traz para o cotidiano das salas de aula a perspectiva dos temas transversais, a preocupação com a educação em valores e a busca de solução para os problemas sociais. A estratégia de projetos é o caminho apontado para a prática docente.

Autor: Ulisses F. Araújo
Editora: Moderna
cubos