Edição 36

Dicas de leitura

Dicas de leitura

Currículo e Contemporaneidade — Questões Emergentes

Currículo é vida. As vivências que se efetivam nos diferentes espaços sociais, entre os quais a escola, apresentam-se à reflexão curricular. Novos olhares para as práticas curriculares começam a ser socializados no âmbito acadêmico.

As linhas demarcatórias entre o social, o humano e o biológico configuram-se como lugares de passagem. Acolhemos essa perspectiva como uma exigência vital: a escola pulsa, os campos e as práticas de significação e a aprendizagem multiplicam-se e diversificam-se mediados por novas relações, atores e tecnologias.

Organizadoras: Elisa Pereira Gonçalves, Maria Zuleide da Costa Pereira e Maria Eulina Pessoa de Carvalho
Editora: Alínea

Currículo: Políticas e Práticas

Os textos incluídos nesta coletânea discutem recentes políticas e práticas de currículos. Tanto criticam propostas associadas ao projeto neoliberal quanto sugerem e analisam alternativas que caminhem na contramão desse projeto.

Seus autores comungam do ponto de vista de que outras perspectivas e saídas são imprescindíveis. Acreditando na possibilidade de promovê-las, enfatizam a necessidade de pautá-las pelo compromisso com a construção de uma ordem social mais solidária e democrática. A intenção é reverter a lógica econômica vigente, orientada por valores como
eficiência, eficácia e produtividade, e subordiná-la à lógica social.

Tendo o currículo como foco central das discussões, este livro estimula a crítica e a busca de alternativas. Alimenta a esperança em novos rumos e novos sentidos para o trabalho com currículo nas secretarias de educação, nas escolas e nos cursos e programas de formação de professores.

Organizador: Antônio Flávio Barbosa Moreira
Autor: Vários Autores
Editora: Papirus

Psicologia e Currículo

Psicologia e currículo apresenta um modelo de projeto curricular concebido para servir como instrumento na tarefa de elaborar propostas curriculares dos ciclos e níveis de educação, as relações entre aprendizagem, desenvolvimento e educação e as funções do currículo no planejamento de ensino.

Com base em uma série de colocações sobre esses e outros pontos e no pressuposto de que uma proposta curricular deve integrar informações que tenham origem em fontes socioantropológicas, disciplinares, pedagógicas e psicológicas, César Coll apresenta uma estrutura para elaboração de propostas curriculares que reflitam os principais postulados da concepção construtivista de aprendizagem e ensino.

Autor: César Coll
Editora: Ática

Currículo: Questões Atuais

O currículo constitui hoje alvo privilegiado da atenção de autoridades, políticos, professores e especialistas. Sua centralidade no panorama educacional pode ser atestada pelas constantes reformulações dos currículos dos diversos graus de ensino, bem como pelo incremento da produção teórica na área. Pode-se mesmo afirmar que o campo do currículo no Brasil vem adquirindo cada vez mais consistência e visibilidade.

Além dos princípios do neomarxismo e da Escola de Frankfurt, os atuais estudos dos curriculistas brasileiros refletem também a incorporação de elementos e categorias do pensamento pós-moderno, dos estudos culturais e dos que discutem questões de gênero e raça.

É no cenário de valorização do tema que esta coletânea se insere, buscando sobretudo favorecer as práticas democráticas tanto nos sistemas de ensino como nas escolas e universidades.dos livros de educação mais importantes de nossa época.

Organizador: Antônio Flávio Barbosa Moreira
Autor: Vários
Editora: Papirus
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