Edição 39

Dicas de leitura

Dicas de leitura

A Pedagogia das Competências: Autonomia ou Adaptação?

Trata-se de um livro que servirá de base para uma profunda análise crítica do ideário pedagógico das reformas educativas dominantes no Brasil e na América Latina que permeiam os diferentes níveis de ensino e, especialmente, o âmbito da educação técnico-profissional. Uma obra obrigatória como referência para professores dos ensinos Fundamental, Médio e Superior, para sindicatos e grupos que atuam com processos educativos e de formação junto aos trabalhadores e que resistem às concepções educativas impostas pelo ideário neoliberal. Mais do que isso, o leitor encontrará, também, os elementos básicos que fundamentam propostas educativas alternativas para uma sociedade efetivamente democrática e solidária (Gaudêncio Frigotto).

Autora: Marise Nogueira Ramos
Editora: Cortez

Avaliação Escolar: Mitos e Realidades

Michel Barlow analisa, de forma clara e abrangente, questões envolvidas na avaliação, com humor e, ao mesmo tempo, com ternura. Sem expor ao ridículo o que quer que seja, procura compreender a prática efetiva e os efeitos que isso produz. O autor mostra como a avaliação escolar reproduz, inconscientemente, os hábitos judiciários e até mesmo os costumes da feitiçaria. Além disso, desvenda os subentendidos e tudo o que está em jogo por trás das aparências (Philippe Meirieu).

Autor: Michel Barlow
Editora: Artmed

As Competências para Ensinar no Século XXI: a Formação dos Professores e o Desafio da Avaliação

Philippe Perrenoud e Mônica Gather Thurler vieram ao Brasil, em agosto de 2001, para um ciclo de conferências em quatro cidades brasileiras. Essas conferências contaram com a participação de Lino de Macedo, Nilson José Machado e Cristina Dias Allessandrini. Este livro traz ao leitor brasileiro os textos nos quais os autores apoiaram suas falas. Os assuntos abordados são de alta relevância e possibilitam tomadas de decisão importantes se quisermos que nossa escola fundamental trabalhe o modo de pensar de cada autor — uma importante contribuição para o aprimoramento do ensino.

Autores: Philippe Perrenoud e Mônica Gather Thurler et al.
Editora: Artmed

Construir as Competências desde a Escola

O sucesso na escola não é um fim em si mesmo. Além de cada aprendizado preparar para as etapas subseqüentes do currículo escolar, o aluno deverá ser capaz de mobilizar suas aquisições escolares fora da escola, em situações diversas, complexas, imprevisíveis. Hoje, essa preocupação é expressa no que se costuma chamar de problemática da transposição didática ou de construção das competências.

Nesta obra, Philippe Perrenoud apresenta, de forma brilhante, perspectivas e limitações de colocar-se em prática, na sala de aula, a construção das competências e a transposição didática.

Autor: Philippe Perrenoud
Editora: Artmed

Os Ciclos de Aprendizagem: um Caminho para Combater o Fracasso Escolar

Os ciclos de aprendizagens plurianuais estão sendo discutidos em inúmeros sistemas educacionais no mundo. A idéia de base é simples: substituir as etapas anuais de progressão por etapas de, ao menos, dois anos; fixar objetivos de aprendizagem para cada ciclo e capacitar os professores para orientarem e facilitarem os percursos de formação das crianças, como já fazem durante o ano letivo.

Mas por que alterar profundamente a organização do trabalho escolar? Philippe Perrenoud explicita, com consistência e clareza, os fundamentos pedagógicos dessa inovação estrutural e os passos necessários para colocá-la em prática, afirmando que esse é o caminho para tornar a escola mais justa e eficaz.

Autor: Philippe Perrenoud
Editora: Artmed

Ensinar: Agir na Urgência, Decidir na Incerteza

O objetivo da formação é preparar os professores para a complexidade, a diversidade e as situações profissionais que terão de enfrentar. Para realmente qualificar a formação do professor e implementar o pressuposto das competências na prática educacional, é preciso esclarecer as urgências e as incertezas da ação pedagógica, sua parcela de criatividade, de solidão, de improvisação, de desânimo, de negociação, assim como de didática e de conhecimentos racionais. Esta obra oferece reflexão e propostas para que os professores resolvam as situações diversas de seu cotidiano pedagógico.

Autor: Philippe Perrenoud
Editora: Artmed

Criar Currículo no Cotidiano

Certo dia — afinal, não é assim que começam todas as histórias? —, Sebastião, professor de Português que adorava teatro, chegou no encontro regular do grupo na sexta-feira à noite, no bar do Léo, com o maior entusiasmo pela leitura que estava fazendo de um livro de Peter Brook no qual ele falava de uma de suas preocupações principais, que é a necessidade de um espaço vazio para a criação do novo. Na conversa que se seguiu à leitura de um trecho breve do livro, Sebastião introduziu as seguintes questões que, no fundo, queria saber: “Será possível criar espaço vazio em Educação, já que, afinal, estamos sempre submetidos a uma proposta pedagógica curricular? Será possível, para além do teatro ou das artes em geral, encontrar o espaço vazio? Como criar algo relevante ou novo em Educação se, aparentemente, não há o espaço puro, virgem?”.

Você não conhece essa turma, mas, com certeza, conhece outra parecida, sempre disposta a discutir algo, em especial se esse “algo” envolve um assunto que interessa a todos...

Como organizadora deste livro e da série a que pertence, convido-o para ler o que nele está escrito e que tem a ver com tantos diálogos com que colegas nossos vêm tecendo “o currículo no cotidiano”.

Autores: Elizabeth Macedo; Inês Barbosa de Oliveira; Luiz Carlos Manhães; Nilda Alves (org.)
Editora: Cortez
cubos