Edição 41
Dicas de leitura
Dicas de Leitura
Sociologia da Educação – A Escola Posta à Prova
A partir dos anos 1960, a escola foi objeto de inúmeras análises críticas, tanto científicas quanto políticas. A Sociologia da Educação começou a alçar vôo naqueles anos, época em que os responsáveis pelas grandes reformas escolares alimentavam a idéia de uma possível democratização dos estudos.
Esta obra descreve, por meio de sínteses teóricas, as grandes etapas da evolução da Sociologia da Educação, destacando os elos entre esse campo disciplinar específico e a Sociologia Geral, que a engloba. Ela integra, ainda, as contribuições recentes da análise das políticas públicas de Educação e de formação na Europa e atualiza o questionamento que se faz dos processos da socialização.
A Educação para o Século XXI – Questões e Perspectiva
Esta obra é paradigmática: contém uma seleção de textos resultantes dos trabalhos da Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI, criada pela Unesco, os quais oferecem um leque de pontos de vista sobre as diferentes questões da Educação atual, que nos são proporcionadas por eminentes especialistas contemporâneos. Estes revelam uma grande confiança na capacidade das instituições e dos sistemas de enfrentarem os desafios do futuro. O desejo manifestado pelos educadores de se mostrarem à altura dos desafios, antigos e novos, é uma das mensagens mais estimulantes que nos transmitem.
Ensino que Funciona – Estratégias Baseadas em Evidências para Melhorar o Desempenho dos Alunos
O que funciona na Educação? Como a pesquisa educacional encontra seu caminho até a sala de aula? Como podemos aplicá-la para ajudar nossos estudantes individualmente?
Perguntas como essas surgem na maioria das escolas, e os educadores, ocupados, freqüentemente não têm tempo para encontrar as respostas. Os autores examinam décadas de achados de pesquisa para destilar os resultados em novas e amplas estratégias de ensino que têm efeitos sobre a aprendizagem do aluno, tais como:
Identificar semelhanças e diferenças.
Resumir e tomar notas.
Reforçar o esforço e proporcionar reconhecimento.
Usar representações não-lingüísticas.
Praticar a aprendizagem cooperativa.
Estabelecer objetivos e dar feedback.
Gerar e testar hipóteses.
Fazer perguntas, dar sugestões e usar organizadores avançados.
As Melhores Escolas – A Prática Educacional Orientada pelo Desenvolvimento Humano
Em As Melhores Escolas, Thomas Armstrong motiva os educadores a deixarem para trás definições estreitas de aprendizagem e a retornarem aos grandes pensadores — Montessori, Piaget, Freud, Steiner, Erikson, Dewey, Elkind, Gardner — e à abordagem do desenvolvimento humano e da integralidade da criança. O autor ainda destaca exemplos de programas de ensino que respeitam as diferenças entre os alunos, usando práticas adequadas ao desenvolvimento e promovendo uma abordagem humana na Educação que inclui os seguintes elementos:
- Ênfase sobre a brincadeira na aprendizagem da primeira infância.
- Aprendizagem baseada em temas e projetos para os alunos do Ensino Fundamental.
- Aprendizagem ativa que reconheça as necessidades sociais, emocionais e metacognitivas dos adolescentes que cursam as séries finais do Ensino Fundamental.
- Orientação, ensino voltado à aprendizagem de uma profissão e educação cooperativa para os alunos do Ensino Médio.
Este livro ajudará os educadores a capacitarem cada aluno a alcançar seu verdadeiro potencial, inspirando crianças e adolescentes a honrarem a jornada singular de cada indivíduo pela vida.