Edição 44

Dicas de leitura

Dicas de leitura

Educação e Novas Tecnologias: Esperança ou Incerteza?

Não se trata apenas de proporcionar educação na nova sociedade do conhecimento, mas também para essa sociedade. A sociedade rápida e conectada a que estamos chegando exige uma nova ênfase na capacitação necessária para adaptar-se e responderàs mudanças, para tratar com fluxos de informação ágeis e crescentes. Ao lado da alfabetização e do conhecimento dos números, todos os indivíduos precisarão estar habilitados a resolver problemas, a praticar a análise e a avaliação. Esses serão os novos “fundamentos” essenciais para lidar com a taxa acelerada de acumulação do conhecimento. Trata-se, portanto, de proporcionar uma educação que habilite as pessoas a adaptarem-se à sociedade do conhecimento.

TEDESCO, Juan Carlos. Educação e Novas Tecnologias: Esperança ou Incerteza? São Paulo: Cortez, 2004.

Planejamento e Avaliação Educacional

Este livro conduz o leitor a redescobrir a margem de liberdade da escola e a comprometer-se com a construção de um sentido para a vida escolar.

De seus grandes encontros e da sua experiência profissional em realidades diversas, Rejane de Medeiros Cervi extrai o postulado da alteridade. A autora não abre mão de sua crença na possibilidade de a escola mover-se, introduzir respostas novas à pressão social e revigorar o seu cotidiano.

Nessa direção, situa a serventia do planejamento e da avaliação educacional para a efetividade, pertinência e relevância de uma qualidade amplamente entendida e pretendida em cada comunidade escolar.

A leitura de Planejamento e Avaliação Educacional enseja um “dever de casa” ao leitor: instiga-o a pensar sobre o que impede a escola de realizar a sua missão de desencadear o seu renascimento frente a exigências quase inimagináveis. Nada mais contemporâneo.

CERVI, Rejane de Medeiros. Planejamento e Avaliação Educacional. Curitiba: Ibpex, 2008.

África e Brasil Africano

Estudar a história da África e dos negros que vieram para o Brasil significa conhecer uma face de nosso passado que ainda precisa ser entendida.

África e Brasil Africano traz ao leitor um amplo panorama do continente africano, mostrando a variedade de sociedades locais, sua história e cultura antes e depois da escravidão. Destaca também a trajetória do negro no Brasil e sua contribuição para a sociedade brasileira contemporânea, levando-nos à descoberta do que existe de africano em nosso país. Neste livro, Marina de Mello e Souza retrata a mestiçagem decorrente da importação de quase 5 milhões de escravos ao longo de mais de trezentos anos e mostra as marcas de um legado artístico e cultural que ainda hoje influencia a sociedade da qual fazemos parte.

Um rico trabalho iconográfico complementa a abordagem do tema, aqui tratado de modo original e singular, resultando num livro de agradável leitura.

SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil Africano. São Paulo:Ática, 2006.

O Negro no Mundo dos Brancos

O Negro no Mundo dos Brancos sintetiza as conclusões de tantos anos de estudo de Florestan Fernandes. Nos diferentes ensaios que compõem o livro, o autor denuncia a supremacia da “raça branca”, acusa a “acomodação racial vigente” e seu papel no sentido de obstar ao negro seu lugar como protagonista da própria história. Por isso, Fernandes não se restringe aos dados das obras anteriores, mas introduz o teatro, a poesia e a religião para chegar ao que chama de “alma do homem negro”, com suas ambições e frustrações.

FERNANDES, Florestan. O Negro no Mundo dos Brancos. São Paulo: Global, 2007.

Aprendizagem Baseada em Projetos: Guia para Professores de Ensino Fundamental e Médio

Aprendizagem Baseada em Projetos, do Buck Institute for Education, descreve um conjunto de princípios que ajudam os professores a planejarem projetos efetivos, apresenta exemplos de projetos e contém ferramentas e recursos de auxílio na implementação de projetos. A edição em inglês está sendo usada por mais de 20 mil educadores em trinta países ao redor do mundo. Esperamos que esta edição em português permita aos professores brasileiros introduzirem seus alunos na aprendizagem baseada em projetos e reforçarem as habilidades necessárias no século XXI.

O Buck Institute for Education, com sede na Califórnia, é uma organização de pesquisa e desenvolvimento sem fins lucrativos que trabalha com professores e outros educadores em todo o mundo para tornar escolas e salas de aula mais eficazes por meio do uso de aprendizagem baseada em projetos.

BUENO, Daniel (Trad.). Aprendizagem Baseada em Projetos: Guia para Professores de Ensino Fundamental e Médio. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Machado de Assis e a religião

Sob forma de tese comprobatória da existência de religião e de religiosidade na obra de Machado de Assis, a escritora Maria Eli de Queiroz realiza com ineditismo um brilhante passeio pela poesia, pelas crônicas, pelos contos e romances, bem como pelas cartas machadianas, no intuito de desnudar a alma do grande escritor brasileiro. O livro Machado de Assis e a religião é um privilégio, a chance de conhecer outra faceta da inesgotável literatura do bruxo do Cosme Velho. De leitura fácil e agradável, esta antologia temática comentada enriquece a biblioteca de qualquer estudioso da obra de Machado de Assis.

QUEIROZ, Maria Eli de. Machado de Assis e a Religião. São Paulo: Ideias & Letras, 2008.

LDB Dez Anos Depois: Reinterpretação sob Diversos Olhares

Nesta obra, os autores explicitam em suas críticas os pontos fortes e fracos decorrentes dos desdobramentos da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996, que em grande parte não correspondem às expectativas e às ações do poder instituído. Contraditoriamente, o Estado, ao não destinar recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef) à Educação Infantil, à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ao Ensino Médio, privou uma boa parcela da população menos privilegiada de ter direito à gratuidade do ensino público.

Outro ponto frágil da aplicação da LDB foi o privilégio concedido ao Curso Normal Superior de se transformar em lócus preferencial de formação do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. Esse curso foi beneficiado por assumir um projeto de formação radicado na praticidade, iluminado pela “pedagogia das competências”, ao passo que o curso de Pedagogia das faculdades e dos centros de educação públicos foi secundarizado, apesar de acumular experiências exitosas, desde os anos 1980, na formação desses docentes.

Outro ponto dissonante entre os autores e as experiências do poder instituído foi a instalação do processo de reforma na universidade, sem reforma universitária. Os governos FHC e Lula preferiram pôr em prática um mecanismo do Estado avaliador e regulador do desempenho de estudantes, cursos e instituições de Ensino Superior, sem proceder a uma ampla reforma, balizada por princípios da qualidade social da educação, ensejados pela comunidade acadêmica e científica universitária.

Os autores desta coletânea convidam os leitores para realizarem suas próprias descobertas, debruçando-se sobre os textos que a compõem, concordando ou não com os avanços apontados e as fragilidades denunciadas na desafiadora tarefa coletiva de, sob diversos olhares, fazer a reinterpretação da LDB Dez Anos Depois.

BRZEZINSKI, Iria (Org.). LDB Dez Anos Depois: Reinterpretação sob Diversos Olhares. São Paulo: Cortez, 2008.
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