Edição 46

Dicas de leitura

Dicas de leitura

Não Espere pelo Epitáfio…

Não Espere pelo Epitáfio... são pensatas filosóficas que, simultaneamente, provocam a curiosidade e explicam questionamentos comuns ao humano contemporâneo, recontando algumas histórias do mundo, traduzindo as indagações de um autêntico filósofo. Cada texto que compõe esse livro é atual, tendo sido concebido ao longo de uma década. Tal qual acontece com os registros platônicos, aristotélicos ou cartesianos.

O interessante é que o autor não se entregou ao ócio, não parou a vida para escrevê-lo, não se dedicou freneticamente às pesquisas dirigidas nem montou uma equipe de especialistas para auxiliá-lo. Não criou personagens, tramas, enredos. Ao contrário, usou a mesma matéria-prima dos primeiros, eternos e puros pensadores: a sensibilidade e a vida. E o que se faz dela.

Com tranquilidade, ele mescla os titãs da mitologia grega e o grupo de rock homônimo para alertar o leitor a não se arrepender do que não fez. Poesia e teorema em harmonia instigante.

Provoca gentil e deliciosamente, aguça os sentidos. Conduz o leitor para além do lugar-comum e desperta o desejo de se buscar sempre e de se encontrar, na maioria das vezes, vida para leitores de todas as idades.

Mario Sergio Cortella
Editora: Vozes

Filosofando: Introdução à Filosofia

A Filosofia trabalha com conceitos. Mas não pense que, por isso, ela se distancia da vida. Ao contrário, os problemas filosóficos surgem do nosso embate com o cotidiano e desencadeiam reflexões cheias de significados que, por sua vez, nos levam a novos questionamentos.

Por exemplo, nesta época em que se fala tanto em ética e cidadania, estaremos diante de conceitos vazios se não soubermos aguçar a capacidade de reflexão crítica e a autonomia do pensar e do agir.

Nessa obra de leitura clara e instigante, as autoras chamam para o debate não só os alunos em sala de aula, mas também todos os que estão dispostos a filosofar.

Maria Lúcia de Arruda Aranha
Maria Helena Pires Martins
Editora: Moderna

Filosofia para jovens: uma iniciação à Filosofia

O homem, no seu cotidiano, está sempre filosofando, sem se dar conta disso. No entanto, na escola a Filosofia é tida como a matéria “chata”, própria de intelectuais. Filosofia para jovens pretende desmitificar essa ideia, mostrando que filosofar pode ser um exercício gostoso.

Assim, em vez de iniciar o aluno com um compêndio repleto de textos pesados, a autora, em linguagem simples e acessível, escreve de maneira ágil sobre assuntos do dia a dia.

Além dos capítulos que versam sobre assuntos como liberdade, moral, felicidade, religião, etc., a autora sugere exercícios de reflexão com textos leves de autores apreciados pelos jovens, como é o caso de Paulo Coelho.

Embora simples e estreitamente ligado aos interesses da juventude, o livro não foge à didática perfeita e aos conceitos importantes e necessários para quem se inicia na Filosofia.

Depois de um embasamento essencial, a obra termina mostrando a trajetória histórica da Filosofia e apontando para os estudos que devem se seguir a essa iniciação.

Maria Luiza Silveira Teles
Editora: Vozes

Paidéia: A Formação do Homem Grego

Essa obra famosa de Werner Jaeger, um dos marcos da cultura do nosso tempo, é o estudo mais profundo e completo sobre as ideias de Educação da Grécia Antiga. Jaeger estudou a interação entre o processo histórico da formação do homem grego e o processo espiritual através do qual os gregos chegaram a elaborar seu ideal de humanidade. A partir da solução dessa profunda questão histórica e espiritual, foi possível chegar ao entendimento da criação educativa sem par de onde se irradia a imortal influência dos gregos sobre todos os séculos.

Werner Jaeger Wilhelm
Editora: Martins Fontes
cubos