Edição 48

Dicas de leitura

Dicas de leitura

Ética para Meu Filho

“Ao contrário de outros seres, animados ou inanimados, nós, homens, podemos inventar e escolher, em parte, nossa forma de vida. Podemos optar pelo que nos parece bom, ou seja, conveniente para nós, em oposição ao que nos parece mau e inconveniente. Como podemos inventar e escolher, podemos nos enganar, o que não acontece com os castores, as abelhas e os cupins. De modo que parece prudente atentarmos bem para o que fazemos, procurando adquirir um certo ‘saber viver’ que nos permita acertar. Esse saber viver, ou essa arte de viver, se você preferir, é o que se chama de ética. E é disso que continuaremos falando nas páginas desse livro, se você tiver paciência.”

Fernando Savater
Editora: Planeta

Aceitar o que Existe

Diante das mais diversas situações ou mesmo diante da própria vida, muitas vezes não sabemos como nos posicionar. Podemos, é claro, recusar o que existe: rejeitar, excluir, resistir com todas as nossas forças... Mas, infelizmente, essa atitude não é compatível com a paz e a serenidade interiores que tanto buscamos encontrar! Também podemos nos resignar, aceitando a realidade que nos é imposta, e ser passivos diante da vida, mas isso faria nossa vida sem sentido, e experimentaríamos constantemente um sentimento de mal-estar diante de nós mesmos.

Esse livro propõe, então, um outro caminho: aceitar o que existe. Ele traz algumas pistas e ideias a todos aqueles que desejam viver plenamente o seu destino com liberdade e, ao mesmo tempo, com responsabilidade, desenvolvendo a consciência de considerar a realidade tal como ela é, livrando- se de suas programações mentais, de suas crenças equivocadas, para buscar — e encontrar — meios de melhorar a vida e, sobretudo, transformá-la em algo positivo todas as vezes em que isso for possível.

Rosette Poletti
Barbara Dobbs
Editora: Vozes

Como Ensinar Crianças a Conviver

Esse delicioso livro direcionado a pais e professores trata, na íntegra, de como ensinar as crianças a se relacionar bem. Ele foi redigido com simplicidade, sem mais pretensões do que ajudar um pouco os pais na educação de seus filhos e os professores na formação de seus alunos.

Nessa obra, Manuel Segura aborda os principais processos educativos utilizados nos últimos anos: os programas para ensinar a pensar e a desenvolver inteligência, os métodos para facilitar o crescimento moral e as propostas de educação emocional. Tudo isso para chegar às habilidades sociais, entendidas como uma relação interpessoal assertiva, ou seja, justa e eficaz.

A exposição dessas ideias é clara e está salpicada de anedotas que demonstram que muito do que é dito no livro foi vivenciado pelo autor, cuja experiência de muitos anos com alunos difíceis e com professores cheios de vontade de fazer alguma coisa por esses alunos demonstra que o caminho indicado no livro é seguro, oferecendo excelentes resultados, e que é bem aceito pelas crianças e pelos jovens.

Manuel Segura
Editora: Vozes

Família de Alta Performance

Num mundo de tantas modificações e crises, não é mais possível viver como sempre vivemos. Precisamos renovar, reinventar, procurar saídas globais para agirmos nesta nova fase de evolução da humanidade. Esse livro se propõe a mostrar alguns caminhos para a família e para nós todos sermos pessoas melhores.

Muitos dos conceitos que usamos no mundo corporativo — como liderança, meritocracia, hierarquização de propriedades, objetivos e metas, projetos e estratégias de execução — podem ser aplicados na educação dos filhos. Seja na criação de um “filho único” ou na de dois ou mais “filhos únicos”, não importa.

Esse livro é comemorativo dos 40 anos de carreira profissional do psiquiatra, psicodramatista e educador Içami Tiba. Família de Alta Performance é o resultado de extensa pesquisa e intensa prática clínica e de consultoria familiar do autor. Para aqueles que leram e praticam Quem Ama Educa, Família de Alta Performance é seu complemento.

Içami Tiba
Editora: Integrare
cubos