Edição 49

Dicas de leitura

Dicas de leitura

O Leitor

Na destroçada Alemanha do fim da Segunda Guerra Mundial, o adolescente Michael Berg conhece Hanna, uma mulher vinte anos mais velha com quem inicia um caso amoroso marcado pela descoberta do sexo e da literatura. Quando a amante desaparece de repente, o jovem passa a acreditar que jamais voltará a vê-la. No entanto, anos depois,
os dois se reencontram. Ele, como estudante de Direito envolvido em um caso de crimes de guerra. Ela, no banco dos réus, acusada de atrocidades em um campo de concentração nazista. Ao reviver as lembranças da mulher que amou e o desejo de justiça, Michael descobre que a antiga amante parece guardar um segredo que ela considera mais grave que homicídio. Um romance deslumbrante sobre o amor, a vergonha e a piedade; sobre as feridas abertas da História; sobre uma geração de alemães perseguida por um passado que não presenciou, mas sob cuja sombra é obrigada a viver.

Bernhard Schlink
Editora: Record

Gestão Educacional

O leitor poderá compreender, com facilidade, como se distinguem a administração da gestão educacional e, ao mesmo tempo, desenvolver uma perspectiva abrangente e dinâmica da realidade, tendo em vista que a questão paradigmática é subjacente em todas as percepções da realidade e intervenções sobre ela. O livro será inspirador e orientador para todos os profissionais que desejam rever seu modo de ser e de fazer, a fim de alargar seus horizontes e aprofundar os lastros de sua competência profissional.

Heloísa Luck
Editora: Vozes

Concepções e Processos Democráticos de Gestão Educacional

Esse volume da série aborda questões básicas sobre a descentralização, a gestão democrática e a autonomia em educação, oferecendo referências para a reflexão sobre as práticas nas organizações de ensino e nas escolas, de modo a encarar ações para a melhoria dessas práticas e dar-lhes significado amplo, abrangente e unitário.

Heloísa Luck
Editora: Vozes

A Gestão Participativa na Escola

Esse terceiro volume da série trata da gestão participativa e se assenta no entendimento de que o alcance dos objetos educacionais, em seu sentido amplo, depende da canalização e do emprego adequado da energia dinâmica, ocorrendo no contexto de sistemas de ensino e escolas em relação a objetivos educacionais concebidos e assumidos por seus membros, de modo a construir um empenho coletivo em torno da sua realização.

Heloísa Luck
Editora: Vozes

Liderança em Gestão Escolar

Esse é o quarto volume da série e aborda diretamente a questão da liderança na escola, que corresponde a um conjunto de ações, atitudes e comportamentos assumidos pelo gestor, individualmente ou em conjunto, para influenciar desempenhos, visando à realização de objetivos educacionais, de maneira que as pessoas atuem, de modo voluntário e motivado, a partir do reconhecimento de que fazem parte de uma equipe e compartilham responsabilidades, às quais devem atender.

Heloísa Luck
Editora: Vozes
cubos