Edição 79

Dicas de leitura

DICAS DE LEITURA

Bastidores de uma escola: entenda por que a interação entre a escola e a família é imprescindível no processo educacional

Bastidores de uma escola traz uma nova maneira de enxergar a escola, como se estivéssemos a olhá-la através das lentes de um binóculo e pudéssemos sentir como o seu pulsar é constante. A escola que forma, protege, ensina, prepara e conduz crianças, adolescentes, famílias e todos os profissionais que integram essa constante onda magnética de ensinar. Embora seja comum ouvirmos que tudo já foi dito, quando se trata de Educação, há sempre o que dizer, simplesmente pelo fato de a escola ser interativa e estar em constante mudança. A autora nos apresenta relatos de aprendizagem da vida, transcritos a partir dos movimentos que ocorrem no contato entre alunos, escola e família. Este livro é uma orientação para todos aqueles que acreditam que educar é transformar.

Sueli Conte
Gente

Diálogo lúdico da Literatura com a Matemática

Nas escolas de hoje, aprendemos a Matemática desde novinhos, e parece que os métodos de ensiná-la continuam os mesmos de décadas atrás. Olhá-la através de um jogo ou uma brincadeira parece ser um desafio gostoso para as crianças e os adolescentes, podendo ser bem prazeroso. Ver essa disciplina sendo ensinada dentro da literatura infantojuvenil não parece ser algo tão trivial. Neste livro, mostramos que existem obras desse gênero que trabalham a Matemática de uma forma muito agradável e que nos a ensinam com a leitura, os jogos, as brincadeiras, a lógica, etc.

Rodrigo Baldow
Cel

Adeus, professor, adeus, professora? Novas exigências educacionais e profissão docente

Nas sociedades pós-industriais, ocupam lugar central a informação e o conhecimento. Emergem no âmbito da produção e das instituições novas formas de trabalho, entre elas o trabalho intelectual, o trabalho interativo, o trabalho comunicacional. As transformações atingem em cheio as escolas e o trabalho dos pedagogos e professores, suscitando rearranjos no seu papel. Este livro discute os dilemas emergentes dessas novas realidades, identifica novas exigências educacionais e, principalmente, procura pensar proposições assertivas sobre a escola e os professores dentro de um projeto emancipatório de educação.

José Carlos Libâneo
Cortez

Brincar na educação infantil: uma história que se repete

Este livro discute o espaço que a escola pública tem reservado à brincadeira. Baseia-se na reflexão sobre dados obtidos nas cenas observadas em uma escola na cidade de São Paulo. Os resultados do presente trabalho podem ajudar a esclarecer as concepções de brincar que têm permeado as diversas práticas atuais e suas implicações educativas. Pretende, ainda, participar no debate e na reflexão sobre uma prática educativa infantil baseada na brincadeira como linguagem que promove a criatividade e a imaginação das crianças.

Gisela Wajskop
Cortez
cubos