Edição 50

Dicas de leitura

Dicas de leitura

Cora Coralina: Raízes de Aninha

Pouquíssimas mulheres foram privilegiadas de receberem o diploma de Honoris Causa. O máximo que um país presta em homenagem a um filho seu é o título de Doutor Honoris Causa, e ela, o recebeu. No diploma, está escrito o seu nome: Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretãs, e ela assinou Cora Coralina, porque, se fosse assinar Anna, ninguém ia saber quem era. Cora Coralina, desde o dia em que criou esse pseudônimo, é ela e mais ninguém. Incorporou a Cora Coralina em sua alma.

Clóvis Carvalho Britto
Rita Elisa Seda
Editora: Idéias e Letras

Afetividade e Aprendizagem: Contribuições de Henri Wallon

Esse livro aborda a questão da afetividade no cotidiano escolar, apresentando pesquisas que se apoiaram na teoria de desenvolvimento de Henri Wallon.
O que essas pesquisas revelam:
• Em todos os níveis de ensino, do Fundamental ao Superior, alunos e professore se expressam por inteiro com cognições, sentimentos e movimentos.
• O processo ensino-aprendizagem se enriquece à medida que considera a integração cognitiva-afetiva-motora.
• Ao aceitar essa integração, o professor amplia sua visão e tem melhores elementos para identificar suas necessidades e as do aluno.
• A discussão sobre a competência pedagógica, em todos os níveis de ensino, não pode deixar à margem a questão da afetividade, pois cognição e afetividade são dimensões inseparáveis do processo ensino-aprendizagem.

Laurinda Ramalho de Almeida
Abigail Alvarenga Mahoney
Editora: Loyola

Gestão Educacional

Gestão Educacional é um livro que apresenta conceitos de administração em geral, de administração escolar e de sistema educacional. Apresenta também noções gerais de planejamento, planejamento educacional, economia e finanças da educação, metodologia do planejamento educacional, caracterização e organização da unidade escolar. Dedica estudo sobre a execução e o controle, abordando a direção de sistemas escolares, a direção de unidade escolar e a avaliação na unidade escolar. Dessa forma, esse livro contribui efetivamente para estudantes e profissionais de Administração Escolar, propiciando- lhes momentos de reflexão e tomadas de decisões que os conduzam à práxis educacional inovadora e progressista.

José do Prado Martins
Editora: Wak

Formação de Professores e Prática Pedagógica

Os caminhos e as estratégias que objetivaram e produziram o sucesso desse trabalho na (Coordenação Geral de Estudos Educacionais) estão bem delineados no conjunto dos capítulos que formam, de modo coerente, essa coletânea, voltada para a formação dos professores e as práticas pedagógicas. E, sabemos, nenhum trabalho coletivo terá a marca da qualidade e da originalidade se não inserir, no seu planejamento, na sua realização e nos seus resultados, os vínculos característicos e definidores da sua missão institucional. Ainda mais em se tratando de uma instituição pública, vocacionada para a pesquisa social, não necessariamente universitária e acadêmica, como é a (Fundação Joaquim Nabuco).

José Batista Neto
Eliete Santiago
Editora: Massangana
cubos