Edição 52

Dicas de leitura

Dicas de Leitura

Afro-Brasil em Cordel

A literatura de cordel, chamada de folhas volantes ou folhas soltas, chega ao Brasil por meio dos colonizadores portugueses, a partir do início do século XVII. O nome literatura de cordel, usado no Nordeste e depois difundido em todo o Brasil, vem do fato de os folhetos serem expostos pendurados em cordões nas feiras e em outros pontos de venda.

O cordel é a expressão viva da sabedoria do povo, um veículo de comunicação popular de ampla abrangência e ressonância. É importante lembrar que a literatura de cordel, ao recolher, registrar e interpretar fatos da vida real, tornando-se uma preciosa fonte de informação, tem sido estudada por cientistas sociais e historiadores, que dedicam cada vez mais atenção às fontes populares de informação e tomam os cordéis como objeto de estudo.

O fato de ser escrito em versos com estrofes de métrica e rimas constantes torna o cordel um texto agradável de ler, ouvir e cantar. Com essa coleção, a Paulus põe à disposição dos estudantes e do público em geral uma boa maneira de conhecer temas importantes, ao mesmo tempo que valoriza a cultura popular e a pluralidade cultural.

Nezite Alencar
Editora: Paulus

Por que os Mosquitos Zunem no Ouvido da Gente

Esse conto narra como um mal-entendido, uma brincadeira com intenções singelas, pode ter um desfecho dramático. O mosquito aborreceu o iguana, que meteu medo na cobra, que deu um susto no coelho, que spantou o corvo, que assustou o macaco, que matou a corujinha, e, agora, mamãe coruja não vai acordar o Sol para o dia chegar... Como será resolvida essa questão? O Rei Leão fará alguma intervenção? Apesar de norte-americana, a autora conhece muito bem a cultura africana e, por isso, escreveu esse belíssimo livro, que apresenta, nas entrelinhas, as relações de poder e a hierarquia na floresta e ainda questiona
se os conceitos preestabelecidos devem ser mantidos para sempre.

Verna Aardema
Editora: Global

Três Contos Africanos de Adivinhação

A proposta de Três Contos Africanos de Adivinhação — além de recontar três narrativas recolhidas da literatura oral nigeriana — é de interagir com o leitor, desafiando-o a solucionar os enigmas apresentados às personagens antes do desfecho das histórias.

Em Os Três Gravetos e As Três Moedas de Ouro, as personagens têm que desmascarar malfeitores e ladrões;
em Três Mercadorias Muito Estranhas, um ancião precisa fazer a travessia do Rio Níger em um pequeno barco para levar um leopardo, uma cabra e um saco de inhame, driblando a cadeia alimentar.

Os textos são resgate de narrativas africanas — marca registrada do autor, que trabalhou como voluntário da ONU na Guiné-Bissau —, cuja literatura tem como um dos propósitos
transmitir ensinamentos de ética para uma boa convivência.

Rogério Andrade Barbosa
Editora: Paulinas

O Menino Mestre e o Rei Zumbi – A Arte da Capoeira

"O caranguejo lembrou-se de ter ouvido falar, certa vez, de uma terra onde todos eram livres de verdade, aqui mesmo no Brasil! Contou ao menino... E lá foram eles, em busca da liberdade!”

Mestre Klaity e Cássia Luz
Editora: Nova Prova

Bia na África

Bia é filha de uma diplomata e viaja com a mãe por diferentes partes do mundo: África, Europa, Ásia... Nessas viagens, ela conhece muitas das influências que outros países trouxeram para o Brasil.
Prepare suas malas e viaje com Bia para a África. Conheça o Egito e o Quênia e more com ela em Angola! Lá, você encontrará muitas das raízes do Brasil e dos brasileiros. Boa viagem!

Ricardo Dreguer
Editora: Moderna
cubos