Edição 53
Dicas de leitura
Dicas de leitura
Folha Explica – Paulo Freire
O volume Paulo Freire, da série Folha Explica, analisa, de forma clara e objetiva, a vida e a obra de um dos maiores educadores do Brasil. O autor, Fernando José de Almeida, apresenta uma reflexão introdutória sobre a Pedagogia do Oprimido, criada por Freire, que parte do princípio de que ler é uma interpretação do mundo: ler é tomar consciência, a leitura e a escrita são práticas de liberdade. Com obras traduzidas para mais de vinte línguas, Freire foi importante, entre outras coisas, na elaboração dos projetos político-pedagógicos aplicados na escola contemporânea. Nesse livro, o leitor ainda pode encontrar um capítulo especial que apresenta uma cronologia e enumera as principais obras já publicadas pelo educador.
Editora: PubliFolha
Dificuldades de Aprendizagem – A Psicopedagogia na Relação Sujeito, Família e Escola
O fracasso escolar não é um tema nem mais uma preocupação consequente dos tempos modernos. Há muito tempo,
educadores vêm realizando pesquisas e investigando as causas que possam justificar o mau rendimento escolar ou o problema de aprendizagem. Sabemos que o conhecimento do sujeito é construído na interação com o seu meio, seja o familiar, o escolar ou mesmo o seu bairro, e desse meio ele depende para se desenvolver como pessoa. Entretanto, quando o meio é qualificado como inadequado para um desenvolvimento sadio, tanto físico quanto psicológico, o sujeito poderá encontrar obstáculos, mas eles poderão ser superadosà medida que encontrarmos, na família, na escola e no próprio sujeito, uma porta que nos permita entrar e (re)construir junto a estes uma nova aprendizagem. Embora seja fácil falar separadamente do sujeito, da família e da escola, pois todos se fundem em uma relação triangular, esse livro aborda suas peculiaridades, focalizando as causas das dificuldades de aprendizagem próprias a cada uma dessas instâncias.
Editora: Wak
Como se Aprende? Estratégias, Estilos e Metacognição
Esse livro parte da análise de diferentes conceitos de aprendizagem na perspectiva de estudos da área, relacionando suas pesquisas com a ação do professor em sala de aula. Apresenta modalidades relacionadas a como as pessoas aprendem, à necessidade de o professor e o aluno conhecerem o próprio conhecer para obter melhores resultados em sua aprendizagem ao longo da vida. Para tanto, o livro propõe alguns instrumentos de avaliação metacognitiva que podem auxiliar o docente em sua prática pedagógica. A autora faz um passeio pela história, discutindo ideias de teóricos que, de alguma forma, contribuíram para a sua construção intelectual e prática. Seus estudos sobre a metacognição encontram-se sistematizados no livro, e, com certeza, essa será uma importante contribuição para as nossas reflexões sobre aprendizes e suas aprendizagens. Livros como esse, que fazem a ponte entre a teoria, a pesquisa e sua aplicação na prática educativa, devem compor a biblioteca de todos nós, educadores, pois esclarecem, fazem pensar e provocam mudanças em nossas ações.
Editora: Wak
Cinco Mentes para o Futuro
O mais novo livro de Howard Gardner, Cinco Mentes para o Futuro, descreve as habilidades cognitivas específicas que certamente serão procuradas e cultivadas pelos líderes nos anos à frente. No livro, Gardner usa de uma rica e diversa gama de exemplos para dar testemunho de suas ideias, desenhadas para inspirar o aprendizado de longo prazo e também para prover valioso discernimento àqueles encarregados do treinamento e desenvolvimento de líderes organizacionais. Partindo de décadas de pesquisa cognitiva e ricos exemplos da história, da política, dos negócios, da ciência e das artes, Gardner escreve para profissionais, professores, pais, políticos, líderes de negócios, treinadores e todo mundo que tem interesse nas habilidades cognitivas como um prêmio para o amanhã.
Editora: Artmed