Edição 70

Dicas de leitura

Dicas de leitura

Ensino de História e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas

Amilcar Araújo Pereira e Ana Maria Monteiro, docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), organizaram essa coletânea de textos de educadores e pesquisadores que se debruçam sobre temas como ensino de História; história das relações raciais; história e cultura africanas, afro-brasileiras e indígenas; história oral; movimentos sociais; formação de professores; e práticas educativas relacionadas com a diversidade cultural.

Organizadores:
Amilcar Araújo Pereira
Ana Maria Monteiro
Editora Pallas

Multiculturalismo: Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas

O termo multiculturalismo tem sido usado para indicar distintas ênfases: (a) uma atitude a ser desenvolvida em relação à pluralidade cultural; (b) uma meta a ser alcançada em um determinado espaço social; (c) estratégias políticas referentes ao reconhecimento da pluralidade cultural; (d) um corpo teórico de conhecimentos que busca entender a realidade cultural contemporânea; e (e) o caráter atual das sociedades ocidentais.

Nos cenários educacionais, o multiculturalismo envolve os procedimentos empregados para fazer face à heterogeneidade cultural, devendo expressar um posicionamento claro a favor da luta contra a opressão, o preconceito e a discriminação a que certos grupos minoritários têm, historicamente, sido submetidos. Esperamos que os capítulos aqui incluídos, nos quais esse posicionamento se mostra evidente, incentivem discussões, estudos e pesquisas sobre currículos multiculturalmente orientados, instiguem práticas renovadas e democráticas na escola e na formação docente, bem como estimulem ações politicamente comprometidas, em prol de uma sociedade mais justa e mais solidária, na qual se venham articular políticas de igualdade e de identidade.

Organizadores:
Antonio Flávio Moreira
Vera Maria Candau
Editora Vozes

A arte de cantar e contar histórias: narrativas orais e processos criativos

“A arte de contar tem estreita relação com o dom de ouvir”. Quando se trata da arte de cantar e contar histórias, o nome de Bia Bedran é uma das primeiras referências que costumam ser evocadas. Em mais de 35 anos dedicados ao público infantil, Bia construiu uma carreira de sucesso, participando ativamente da infância de várias gerações, educando, permeando sonhos e estimulando a criatividade de crianças do Brasil inteiro.

Bia Bedran também é graduada em Musicoterapia e em Educação Artística e Mestre em Ciência da Arte. E nesse livro, um rico estudo sobre narrativas orais e processos criativos, ela aborda, utilizando bibliografia bem fundamentada, a importância da palavra contada, multiplicadora de possibilidades criativas.

A arte de cantar e contar histórias é um livro que reúne memória e rigor acadêmico, ideal para quem reconhece o valor de uma história bem contada.

Bia Bedran
Editora Nova Fronteira

A temática indígena na escola: subsídios para os professores

A escola, ao longo da história do Brasil, tem cristalizado determinadas representações sobre os índios no imaginário das pessoas. Mais do que seres reais, indígenas acabam sendo percebidos, equivocadamente, como figuras romantizadas ou mesmo lendárias. Sua imagem real, a de seres humanos vivos, detentores de cultura própria, acaba sendo excluída, ou pelo menos esmaecida, na sociedade e na cultura brasileira. Contudo, os índios e sua cultura permeiam completamente o cotidiano de todos nós.

Voltada para professores das escolas não indígenas – que muitas vezes não têm informações suficientes ou bem batizadas sobre os índios –, esta obra procura mostrar os motivos para essa contradição: o tanto que temos a ver com os índios e nossa ausência de percepção dessa realidade. Acreditando no papel da escola como importante polo de difusão cultural, este livro traz informações, análises e reflexões sobre inquietações recorrentes dos professores a respeito da temática indígena.

Pedro Paulo Funari
Ana Piñon
Editora Contexto
cubos