Edição 87

Dicas de leitura

Dicas de leitura

A construção do texto falado: gramática do português culto falado no Brasil

Um time de especialistas de diversas universidades brasileiras se reúne nesta obra para mostrar o resultado de anos de pesquisa sobre a organização do texto falado. Por tratar de modo diverso o que as gramáticas produzidas no Brasil até então ofereciam sobre o tema, o grupo elaborou uma proposta teórica própria: a perspectiva textual interativa. Em suas análises, constatou-se que, na fala, o fluxo de informação pode se desenrolar de modo contínuo, materializando-se por meio de estruturas linguísticas próximas às do texto escrito, mas pode também ser permeado de descontinuidades, como interrupções, inserções, repetições, correções.

Célia Spinardi Jubran (org.)
Editora Contexto

Meu cofrinho, meu futuro

Destinada a crianças de 8 a 10 anos — estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que estão aprendendo a lidar com dinheiro —, a obra aborda a educação financeira sob a perspectiva da cidadania, da educação para o consumo e a poupança e do planejamento e de mudanças de atitude. No entanto, também é interessante para os pais que desejam que as crianças tenham ideia de como funciona a economia, de como (e por que) os adultos ganham dinheiro e da importância de planejar o consumo e de se pensar no que é realmente necessário.

Murilo Bastos da Cunha Caramelo
Editora Saraiva

O jardim das virtudes

O livro foi inspirado no espetáculo de bonecos que leva o mesmo título. A publicação fortalece ainda mais a mensagem da peça: cuidar da vida e do meio ambiente em que se vive, praticando o respeito.

Adélia Maria Woellner
Fundação Cultural de Curitiba
cubos