Edição 88

Dicas de leitura

Dicas de Leitura

Pensar bem nos faz bem!

Pensar bem nos faz bem! Devemos pensar de maneira nova o que vivemos, como nos propõe a Filosofia, indagar sobre as razões daquilo que fazemos, pensamos e olhamos, de forma a não ter uma vida automática, marcada por um pensamento pouco crítico ou até por uma alienação em relação ao mundo objetivo.

A Filosofia tem um lugar especial no campo dos nossos conhecimentos e saberes: serve para pensarmos melhor.

O professor filósofo Mario Sergio Cortella, conhecido pelas suas inúmeras palestras, participações em debates e em programas no rádio e na TV, nesta obra faz este provocativo convite: pensar grandes temas a partir de pequenas reflexões.

Mario Sergio Cortella
Vozes

Felicidade foi-se embora?

Felicidade foi-se embora? A tristeza não tem fim, mas a felicidade, sim? É impossível ser feliz sozinho? Três dos mais prestigiados autores do País se reúnem nesta obra para falar da felicidade, esse tema que nos inquieta, nos provoca e nos incita a construir todos os dias a base para alcançar esse momento de plenitude da vida. São muitas as perguntas, e nenhuma tem uma resposta definitiva. Mas, com certeza, neste livro você vai encontrar uma inspiração para buscar a felicidade em todos os momentos da vida, até nos mais difíceis. Abra-se para a felicidade e verá que é bem mais simples do que imaginava!

Frei Betto
Leonardo Boff
Mario Sergio Cortella
Vozes

Trabalhando valores e conteúdos no Ensino Médio

Preparar os alunos para os desafios do Enem e do Ensino Superior e desenvolver um projeto para se trabalharem valores e atitudes são atividades que se complementam. Porém, muitos professores brasileiros repudiam a ideia de desenvolver um projeto de formação da personalidade e do caráter de seus alunos inspirado em valores éticos e morais. Como, então, integrar essas vias e desmontar a ideia de que trabalhar valores segue caminho distinto de formar consciências? É o que este livro busca elucidar. O livro foi produzido no formato vira-vira; então, em um mesmo exemplar, o leitor encontrará duas obras. O tema central é como trabalhar valores e conteúdos no Ensino Médio; metade do livro fala sobre a teoria, e a outra metade fala sobre como colocar em prática na sala de aula o que foi aprendido.

Celso Antunes
Vozes
cubos