Edição 90

Dicas de leitura

Dicas de leitura

Abecê da liberdade – A história de Luiz Gama, o menino que quebrou correntes com palavras

A história de Luizinho começa em Salvador, na Bahia, no início do século XIX. Sua mãe, que era uma ex-escrava, se chamava Luiza Mahin. Ela se envolveu em tantas revoltas pelo fim da escravidão que precisou fugir de Salvador. O menino acabou se tornando escravo e sofreu muito. Mas ele lutaria para reconquistar sua liberdade usando uma arma mais cortante que a espada e mais certeira que a flecha: as letras.

José Roberto Torero
Marcus Aurelius Pimenta
Editora Objetiva

Entre raios e caranguejos – A fuga da família real para o Brasil contada pelo pequeno dom Pedro

O porto de Lisboa já sumira no horizonte, mas Pedro ainda ouvia a gritaria do povo que, se acotovelando ao longo do cais, chamava seu pai de covarde. Ele só tinha 9 anos e não entendia aquela pressa toda. Por que tinham que fugir de Napoleão? Por que não lutavam? E agora, ao observar a imensidão azul do oceano, ele se perguntava como seria aquele tal Brasil…

Quem era Pedro e o que fazia num navio? Em novembro de 1807, o príncipe regente de Portugal, dom João, reuniu sua família e toda a corte e veio correndo — ou melhor, navegando — para o Brasil. Fugia de Napoleão, imperador da França, que ameaçava invadir Portugal. O jovem Pedro estava num desses navios. Ele era filho de dom João e se tornaria, quase 15 anos depois, o nosso primeiro imperador.

José Roberto Torero
Marcus Aurelius Pimenta
Editora Objetiva

Análise de erros – O que podemos aprender com as respostas dos alunos

Neste livro, Helena Noronha Cury apresenta uma visão geral sobre a análise de erros, fazendo um retrospecto das primeiras pesquisas na área e indicando teóricos que subsidiam investigações sobre erros. A autora defende a ideia de que a análise de erros é uma abordagem de pesquisa e também uma metodologia de ensino se for empregada em sala de aula com o objetivo de levar os alunos a questionarem suas próprias soluções. O levantamento de trabalhos sobre erros desenvolvidos no País e no exterior, apresentado na obra, poderá ser usado pelos leitores segundo seus interesses de pesquisa ou ensino. A autora apresenta sugestões de uso dos erros em sala de aula, discutindo exemplos já trabalhados por outros investigadores. Nas conclusões, a pesquisadora sugere que discussões sobre os erros dos alunos venham a ser contempladas em disciplinas de cursos de formação de professores, já que podem gerar reflexões sobre o próprio processo de aprendizagem.

Helena Noronha Cury
Autêntica Editora
cubos