Edição 97

Dicas de leitura

Dicas de leitura

Os novos perigos que rondam nossos filhos – para pais do século 21

Tablet, celular, internet, redes sociais, games… como administrar o impacto deles na vida dos nossos filhos?
E as dúvidas do dia a dia — babá ou creche? Como ensinar bons modos desde cedo? Remédios: é melhor pecar pela falta ou pelo excesso?
A escola do meu filho é moderna? O que é papel do professor e o que é papel de pais e mães? E se meu filho sofrer bullying?
E, depois de atravessar tudo isso, como lidar com um adolescente?
Tania Zagury, autora com quatro décadas de experiência em educação, cujos livros já orientaram mais de um milhão e meio de pais e professores, responde a essas e outras dúvidas que acometem dez entre dez pessoas que se dedicam à dor e à delícia de educar crianças para formar pessoas de bem.

Tania Zagury - Rocco

Disciplina positiva em sala de aula – como desenvolver o respeito mútuo, a cooperação e a responsabilidade em sua sala de aula

Há mais de vinte anos, milhões de pais e professores têm usado as infalíveis estratégias da disciplina positiva para restaurar a ordem e a harmonia em seus lares e salas de aula. No contexto atual, em que os professores precisam competir com as distrações digitais para conquistar a atenção dos seus alunos, é urgente que cada educador esteja apto a promover habilidades básicas de resolução de problemas e criar uma atmosfera que amplie a aprendizagem
Todas as estratégias comprovadamente eficazes da disciplina positiva com uma base para estimular a cooperação, a responsabilidade e o respeito mútuo em seus alunos estão resumidas aqui, de forma didática e envolvente. Disciplina positiva em sala de aula apresenta ferramentas essenciais para o professor de hoje. Imagine que, em vez de controlar o comportamento, você ensinará de verdade; em vez de combater a apatia, você poderá desfrutar de alunos motivados e entusiasmados.

Jane Nelsen / Lynn Lott / H. Stephen Glenn - Manole

Inteligência social: o poder das relações humanas

Goleman explica a surpreendente precisão das primeiras impressões, a base do carisma e do poder emocional, a complexidade da atração sexual e nossa capacidade de detectar mentiras. Descreve o lado obscuro da inteligência social — os narcisistas, os maquiavélicos e os psicopatas. Revela também nossa capacidade impressionante de intuir, bem como a trágica situação de pessoas, como os autistas, que não conseguem se colocar na situação do outro.
Como criar filhos felizes? Qual o segredo de um casamento feliz? Como os líderes empresariais e os professores podem inspirar o melhor em seus seguidores e alunos? Como grupos divididos pelo ódio e pelo preconceito podem viver juntos, em paz?

Daniel Goleman - Campus
cubos