Edição 62

Dicas de leitura

Dicas de leitura

Interlocuções

Singularidade. Princípio. Arché. Existir. Infinitude. Tempo. Chronos. Kairós. Ciclos. Amor. Encontros. Cíclicos. Únicos. Complexidade. Belo. Unimultiplicidade. Coexistência. Tolerância. Esperança. Paz. Movimento. Harmônico. Ressonância. Metamorfose. Sinfonia. Coração. Olhares. Completudes. Sintonia. Criadores. Eternidade. Dádivas. Milagres. Atemporal. Renovação. Próximo. Beleza. Quantidade. Logoterapia. Sentido. Vida. Natureza. Logos. Ética. Cuidado. Consciência. Atitude. Desiderato. Espiritualidade. Sagrado. Subjetividade. Seiva. Relacionamento. Sol. Luz. Virtudes. Força. Diálogo. Caminho. Inefável. Sabedoria. Sabor. Discernir. Sentimentos. Encanto. Significado. Conflitos. Afetos. Desafetos. Adoráveis. Realização. Horizontes. Destino. Sucesso. Eros. Ágape. Bênção. Revelações. Palco. Espetáculo. Significados. Sacramentalidade. Significante. Silêncio. Divino. Existências. Desafios. Globalização. Tecnologia. Relação. Plena. Menina. Estrela. Sábios. Gratidão. Felicidade...

Amaro França
Edição do autor

Ética, Valores Humanos e Transformação

A série Temas Transversais pretende oferecer ao educador um quadro amplo e rico de referências conceituais e metodológicas sobre temas e abordagens que devem estar presentes em todas as áreas de conhecimento. Neste volume, dedicado ao potencial humano, ao autoconhecimento, à ética e aos valores humanos, os profissionais empenhados numa atuação mais integrada e flexível terão excelentes oportunidades para refletir sobre temas que vêm sendo ilustrados no Programa de Educação para a Paz, realizado pela Fundação Peirópolis e pelo Instituto de Estudos do Futuro.

Regina de Fátima Migliori e outros autores
Editora: Fundação Peirópolis

Educar com Limites

Um barco que sabe para onde vai

Talvez você já tenha navegado algum dia: quando estamos no mesmo barco, temos um destino, uma maneira de viver que compartilhamos. Não deixamos as crianças pegarem o leme assim que começam a andar, mas podemos lhes ensinar como se usa um compasso. E elas podem participar das várias tarefas a serem efetuadas todos os dias no barco familiar.

Quando o vento sopra com força, as crianças não podem passear no convés, mesmo se desejarem fazer tal experiência. Porém, pouco a pouco, elas vão adquirindo competências que lhes permitirão desafiar o mar. A maneira de navegar da família vai evoluir ao longo do tempo e do trabalho pessoal de cada um dos seus membros, mas geralmente os pais protegem os filhos que colocaram no mundo e os acompanham na direção de uma independência plena de amor e segurança.

Com diversos exercícios, jogos e situações práticas, este pequeno livro lhe permitirá descobrir soluções lúdicas e enriquecedoras para manter a qualidade do diálogo e gerir melhor a sua relação com a criança e as suas exigências, permitindo que ela reconheça de forma saudável os limites do mundo.

Catherine Dumonteil-Kremer
Editora: Vozes
cubos