Edição 18

Ambiente-se

Dicas para Economizar Energia

Sem dúvida, uma das maiores preocupações da atualidade é com a má utilização da energia elétrica. O desperdício de energia é geral: nas residências, nas indústrias, etc. É de fundamental importância que a população informe-se sobre os cuidados que devem ser tomados para o melhor uso da energia. Em casa, na escola, no trabalho ou na rua, a economia de energia inspira uma convivência responsável com o nosso meio ambiente. Vale aqui lembrar a máxima que diz: “Sabendo usar, não vai faltar!”. Utilize-se você também dessa máxima e torne-se um cidadão consciente e conscientizador do uso correto da energia. Veja, abaixo, algumas dicas para que você possa economizar energia e dicas de atividades para você exercitar com seus alunos.

Dicas de como economizar energia

Quanto ao uso da geladeira

· Se você tem freezer, só o mantenha funcionando se realmente tiver muito alimento a ser armazenado. Caso contrário, desligue-o e guarde todos os alimentos na geladeira.

· Procure instalar a geladeira ou o freezer num local protegido da luz do sol, mas que seja ventilado.

· Cuidado com o “abre e fecha” das portas da geladeira ou do freezer, pois esse hábito só acarreta um maior consumo de energia. Pense em todos os alimentos de que irá precisar e retire-os todos de uma vez, evitando abrir várias vezes as portas.

Quanto ao uso do chuveiro elétrico

· Nas estações quentes, coloque a chave do chuveiro elétrico no “verão”, assim o seu consumo será 30% menor do que se a chave estiver no “inverno”.

· Cuidado com o tempo embaixo do chuveiro; crie esse hábito: ligue, molhe-se, desligue, passe o shampoo e o sabonete, ligue, molhe-se, desligue.

· Mantenha limpa a saída de água do chuveiro.

Quanto à luz elétrica

· Evite deixar as luzes dos ambientes acesas desnecessariamente; sempre que sair do local, apague a luz.

· Utilize-se o máximo possível da luz solar dentro da sua casa ou do seu ambiente de trabalho. Lembre-se: a luz do sol faz bem à saúde de qualquer ambiente, além de ser de graça.

· Não se iluda achando que uma lâmpada de menor potência gasta menos energia. Uma lâmpada de maior potência é suficiente para um ambiente e gasta menos do que várias lâmpadas de menor potência juntas no mesmo ambiente.

· Troque, se possível, as lâmpadas comuns por lâmpadas fluorescentes, principalmente nos ambientes de maior permanência de pessoas.

· Decore e pinte os ambientes com cores claras, que facilitem uma maior reflexão da luz, além de transmitirem uma sensação de calma e paz.

· Cada ambiente deverá ter o nível suficiente de luz para o seu bom funcionamento. Luz demais incomoda e prejudica a visão.

Quanto ao uso dos demais aparelhos domésticos

· Junte todas as roupas que irá passar, organizando na ordem: dos tecidos mais leves aos mais pesados, para serem passados no final.

· Regule o seu ferro na temperatura certa para cada roupa.

· Só utilize a máquina de lavar com a quantidade certa de roupa, economizando assim energia e água.

· O ar-condicionado deverá estar com o filtro sempre limpo, ser instalado na parte superior da parede e ser ligado num ambiente fechado.

· O forno de microondas deverá ser ligado a um canal de descarga de eletricidade — fio terra — e estar com as borrachas de vedação em bom estado.

· Só ligue a TV quando realmente for assistir ao programa. Evite dormir com o aparelho ligado ou deixá-lo o dia todo funcionando.

Quanto ao vazamento de energia

· Se você tem dúvidas quanto ao seu consumo de energia, pode ser que esteja ocorrendo algum vazamento. Para verificar esse ocorrido, proceda da seguinte forma: desligue todos os aparelhos de uso elétrico e todas as lâmpadas e verifique o disco do medidor, se ele ainda estiver girando, é porque está ocorrendo vazamento de energia. Chame um eletricista; ele irá detectar onde está ocorrendo o vazamento e corrigi-lo.

Dicas de atividades para você trabalhar em sala com seus alunos

· Divida a turma em grupos e solicite que cada grupo crie um panfleto de orientação para informar as pessoas de como pode ser feita a redução do consumo de energia em suas casas. Utilize-se das dicas citadas acima.

· Utilize-se do Caderno de Projeto de Ciências Naturais, da 4ª série, da nova coleção Construindo e Aprendendo, e desenvolva com seus alunos as atividades nele propostas.

· Crie, junto com os seus alunos, uma campanha de economia de energia para a escola. Procure envolver toda a comunidade escolar nessa campanha. Se possível, ultrapasse os muros da escola e leve a campanha para a comunidade.

· Solicite aos alunos uma pesquisa sobre a evolução do uso da energia elétrica pelo homem, desde o descobrimento do fogo.

· Solicite uma pesquisa sobre os sistemas de geração de energia mais usados no mundo.

· Pesquise, em revistas de artesanato, como fazer uma vela e ensine aos seus alunos; poderá ser um ótimo presente para o dia das mães ou outro dia comemorativo.

· Solicite que os alunos façam um desenho da planta baixa do ambiente onde moram, salientando os pontos de uso de energia. Solicite que eles identifiquem os pontos de maior gasto de energia e que apontem soluções para reverter essa situação.

· Divida a turma em grupos e solicite que criem um slogan para economia de energia na sua escola. Faça uma concurso com toda a sua turma para o melhor e mais criativo slogan. Depois, distribuam nos arredores da escola.

· Promova uma palestra na escola, convidando um técnico da companhia elétrica de sua cidade para explicar o funcionamento e a distribuição da energia elétrica de uma residência.

Aproveite essas dicas da melhor forma possível e torne-se, também, mais um agente contra o desperdício da energia elétrica. Participe com compromisso!

cubos