Edição 52

Lendo e aprendendo

E você professor, qual é o seu imaginário sobre a África?

Caro professor, qual é o seu imaginário sobre a África? Vamos fazer um teste?  É hora de verificar seus conhecimentos (ou a falta deles), como também desvelar quais imagens sobre o continente africano, sua cultura e sua gente estão construídas no seu imaginário.  Coloque V nas afirmativas que considerar verdadeiras e F nas falsas.

1. A África precedeu a Europa no uso de roupas. ( )
2. A África se manteve isolada dos espaços mundiais até que o europeu chegasse ao continente africano. ( )
3. Muitos africanos são poliglotas. ( )
4. O clima africano é uniforme em todas as regiões e estações do ano. ( )
5. As culturas africanas utilizavam-se da escrita desde as civilizações egípcias. ( )
6. O europeu foi quem levou a civilização para o continente africano. ( )
7. As civilizações africanas desenvolveram pelo menos quatro tipos de alfabeto. ( )
8. As civilizações do Egito Faraônico são provenientes de povos de pele branca, vindos do oriente médio. ( )
9. A família humana teve sua origem na África e de lá se espalhou, povoando todo o planeta. ( )
10. As primeiras civilizações mundiais se originam na África ( )
11. A África é o berço do pensamento matemático. ( )
12. O comércio entre a África e outras regiões começou com o tráfico de seres humanos para a escravidão ( )
13. As línguas diversificadas impedem os africanos de construírem uma verdadeira integração. ( )
14. O esqueleto mais complexo de um pré-humano, dos mais antigos, recebeu o nome Lucy por causa da canção dos Beatles Lucy in the Sky with Diamonds. ( )
15. São egípcios os fundamentos da Geometria, o jogo de damas e as formulações matemáticas. ( )
16. Santo Agostinho, o “pai da Igreja Católica”, era africano ( )
17. A Libéria é um país africano que, na sua origem, foi povoado por africanos do norte da África. ( )
18. Os egípcios foram os únicos povos a construir pirâmides. ( )
19. Forma-se neve no continente africano. ( )
20. A questão feminina de luta por mais justiça e liberdade não preocupa os governos do norte da África, pois as mulheres são educadas para serem submissas e resignadas em sua condição. ( )

Falso ou verdadeiro?

01. Verdadeiro
Existiu uma forte indústria têxtil africana. A África exportou tecidos para a Europa no passado e precedeu a Europa no uso de roupas.

02. Falso
O continente africano não se manteve isolado. Existia a integração de todo o continente. Caravanas o cruzavam, comercializando mercadorias interna e externamente. Muitas destas chegavam da Europa, da Ásia e até da China.

03. Verdadeiro
Muitos africanos falam suas línguas nacionais e as línguas oficiais de colonização.

04. Falso
A África é diversa, e isso se confirma também em relação ao clima. De acordo com o imaginário construído pela África, a enxergamos apenas como uma região de selvas tropicais. O clima africano sofre alternâncias entre o quente, o temperado e o frio, variando nas estações do ano e entre as regiões. Temos, por exemplo, no Quênia, as savanas, com clima úmido, e também o Monte Kilimanjaro, na Tanzânia, com neves eternas.

05. Verdadeiro
As culturas africanas não são totalmente ágrafas. A escrita faz parte dessas culturas desde as civilizações egípcias. A África é um continente predominantemente oral, mas oralidade não significa a ausência da escrita.

06. Falso
É um conceito equivocado, levando-se em consideração as comparações e idealizações depreciativas racializadas feitas entre a história africana e a europeia, em que a Europa aparece como fonte do saber e a África como primitiva, ágrafa, incapaz de construir civilização. Até hoje, a visão raciológica entremeia os estudos e o ensino sobre o continente africano, reproduzindo essa inverdade.
07. Verdadeiro Em diversas áreas do continente e no conjunto das civilizações africanas, foram desenvolvidos diferentes tipos de alfabeto.

08. Falso
Esse é mais um mito raciológico imposto ao continente africano. Comumente, a África era apresentada como um continente sem história, sem escrita; portanto, sem possibilidade de construir civilização.

09. Verdadeiro
A África é o berço da humanidade. Os dados científicos apontam que os povos autóctones desse continente são os progenitores de todas as populações humanas do planeta.

10. Verdadeiro
A história da espécie humana se confunde com a história da própria África, onde se originaram as primeiras civilizações do mundo. Sociedades agrossedentárias e estados burocráticos se desenvolveram ao longo do Rio Nilo.

11. Verdadeiro
O Bastão de Ishango é um pequeno objeto encontrado em pleno coração da África, datado de 15 mil anos antes dos cálculos dos faraós e antes do surgimento da matemática na Grécia. O bastão constitui o mais antigo testemunho matemático da humanidade.

12. Falso
O continente africano viveu épocas de grande desenvolvimento econômico, político e cultural antes de ser colonizado pelos europeus. Alguns povos já comercializavam com a Europa e a Ásia; conheciam e lidavam com agricultura, mineração, ourivesaria, metalurgia, astronomia e medicina.

13. Falso
O que marca a territorialidade é, sobretudo, a integração histórica. Mesmo com suas diferenças linguísticas, os africanos falam muitas línguas de matrizes comuns e têm a União Africana como referência continental. Por isso, é possível estabelecer os traços comuns que ajudam a construir suas bases históricas.

14. Verdadeiro
Os pesquisadores, ao encontrarem esse fóssil, estavam ouvindo os Beatles e resolveram, então, dar o nome de Lucy ao achado arqueológico.

15. Verdadeiro
Não só as pirâmides. Os egípcios deixaram grandes legados para a humanidade em várias áreas do conhecimento humano, como, por exemplo, na matemática.

16. Verdadeiro
Santo Agostinho era berbere. Nasceu em Gasgasta, de pai pagão e mãe cristã. Morreu em 1430, na Argélia.

17. Falso
Esse país africano foi constituído de negros dos Estados Unidos que, após a abolição da escravatura, resolveram voltar à África.

18. Falso
Além dos egípcios, outros povos antigos também construíram prédios em formato similar. Povos da Mesopotâmia, civilizações da América pré-colombiana e os chineses são alguns deles.

19. Verdadeiro
Há neve sobre o Tibet saariano, os altos planaltos etíopes,

o pico do Ceide, nas Canárias, além do Monte Kilimanjaro,
na Tanzânia.

20. Falso
São sua realidade atual e preocupação dos grandes governos mais conservadores as corajosas lutas por mais justiça e liberdade empreendidas pelas mulheres dessa região. As associações de mulheres e a Liga dos Direitos Humanos se multiplicam.

Resultados

De 17 a 20 acertos

Você tem bons conhecimentos sobre o continente africano! Partilhe-os com seus colegas de trabalho. Isso enriquecerá o processo de implantação do Ensino da História e da Cultura Africana e Afro-brasileira no currículo escolar. Avance cada dia em seus conhecimentos sobre a África e sua gente.

De 12 a 16 acertos

Não há dúvida de que você tem procurado se informar sobre a realidade africana. Você está razoavelmente preparado para trabalhar com essa história. Procure superar as possíveis lacunas para realizar um bom trabalho em sala de aula.

De 7 a 11 acertos

Não se pode dizer que você não sabia nada sobre a África, mas seus conhecimentos ainda são insuficientes para resolver o trabalho na escola. Cuidado, atualize-se! Enriqueça seus conhecimentos, pois, muitas vezes, a instituição, de forma simplista, pode indicar caminhos equivocados!

Abaixo de 7 acertos

Você tem uma imagem simplista do continente africano. Reabilite essa imagem procurando atualizar seus conhecimentos e desfazer estereótipos sobre a África e o seu povo que permanecem em seu imaginário. Mas não se sinta culpado. Assim como você, vários educadores deverão procurar avançar em seus conhecimentos sobre a África para desenvolver um bom trabalho no cotidiano escolar.

 

Fonte: ROCHA, Rosa Margarida de Carvalho. A História
da África na Educação Básica: Almanaque Pedagógico – Referenciais
para uma Proposta de Trabalho. Belo Horizonte: Nandyala, 2009. p.
20 a 24.

cubos