Edição 74

Editorial

Editorial

Prezado Educador,
Prezada Educadora,

Feliz 2014!
Feliz Ano Letivo!

“O professor é um pastor de sonhos e mediador de projetos.”
Rubem Alves

Joãozinho batia bola no pátio da sua casa. Quando viu, a bola caiu no poço, alguns metros lá adiante. Agoniado, foi ter com seu pai, pedindo ajuda. “Papai sempre resolve tudo”, pensava o garoto consigo…

Instantes depois, debruçados sobre o beiral do poço, ambos viram a bola flutuando no espelho da água. E o pai falou:

— A solução é fácil, meu filho… E segurando o garoto pelos pés, suspendeu-o de cabeça para baixo, poço adentro. Joãozinho apanhou a bola com as mãos, sem dificuldade nenhuma. E, ao trazê-lo de volta, são e salvo, o pai perguntou:

— Você não teve medo, meu filho, suspenso lá dentro por cima da água?

— De jeito nenhum, papai. Eu senti suas fortes mãos segurando-me com firmeza. Eu sabia que tudo ia dar certo.

Pequeno episódio e uma grande lição. Como aquele pai segurando Joãozinho, Deus nos sustenta e ampara. Dia e noite, sempre. Acordados ou dormindo, trabalhando ou descansando, alimentando-nos, vendo televisão, rezando, escrevendo ou passeando… nas mãos de Deus estamos, a cada minuto do nosso existir.

Inicio o 1º editorial de 2014 com uma linda história que nos leva a refletir que, mesmo na tempestade ou na bonança, em dias de sol ou nas noites de inverno, na luz ou nas trevas, o Pai nos sustenta, dirige, conforta, orienta, pleno de misericórdia, bondade, ternura e amor. Em Suas mãos estamos sempre.

Acreditando numa paz que vem de Deus, peçamos a Ele paciência, compromisso, responsabilidade e discernimento para enfrentar uma nova jornada durante todo o ano letivo.

Precisamos ter esperança de um futuro melhor e que nossos alunos sejam agentes de mudanças, que as famílias reconheçam o seu verdadeiro papel e valorizem os docentes, já que é impossível imaginar uma sociedade sem professores. Infelizmente, o reconhecimento ao nosso trabalho, na maioria das vezes, vem tardiamente.

Devemos refletir que a qualidade da Educação passa pela valorização dos professores, em vez de jogar a responsabilidade pelos fracassos e problemas da Educação em suas costas.

Nossa profissão é desafiadora e indispensável na construção de uma nova sociedade. Em síntese, é preciso cuidar melhor dos professores, conceber novas formas de apoio para que possam fazer a diferença e exercer o seu melhor.

Um lembrete importante:

TRABALHE COM ENTUSIASMO A CAMPANHA DA FRATERNIDADE COM SEUS ALUNOS.

Um grande abraço fraterno.

assinatura

cubos