Edição 100

Editorial

Editorial

Prezado Educador,

Prezada Educadora,

Com muito trabalho e dedicação, chegamos à nossa edição de número 100. Em uma breve análise, podemos tomar dimensão da importância do nosso trabalho se examinarmos esse número sob a ótica de ele também representar 100 oportunidades de preparação, para assim ser lançada uma discussão. São 100 temas diferentes, com autores diversos e escolas das mais variadas regiões do nosso país. Um veículo de comunicação bimestral que tem a graça de alcançar um número como esse merece enaltecer a principal causa de tal feito: neste caso, você, educador e educadora. Por você, conseguimos fôlego para pensar nas próximas 100 edições da Construir Notícias.

Para uma edição especial, pensamos em um tema de importância equiparada. O desafio da interdisciplinaridade num mundo totalmente globalizado. A interdisciplinaridade é uma realidade sem volta. Tudo está integrado, e o professor precisa fazer uso disso para acompanhar o público, que abraçou a interdisciplinaridade antes mesmo de conhecer o significado do termo.

Segundo o dicionário, interdisciplinaridade significa aquilo que é comum a duas ou mais disciplinas e pertence à categoria dos substantivos, porquanto designa uma coisa com significado que lhe é próprio. É uma palavra que tem na sua formação dois elementos básicos, a saber: o elemento prefixal inter, que quer dizer entre, e o elemento nominal disciplinaridade, que remete àquilo que é parte da disciplina. Ou seja, a palavra inter indica que a disciplinaridade ocorre entre duas ou mais disciplinas com o objetivo de resolver um determinado problema real no processo de melhoria da qualidade da aprendizagem cognitiva e afetiva.

Como exemplos relacionados, podemos discutir, em várias edições, sobre muitos assuntos que podem ser relacionados com o tema Copa do Mundo. Não há como não se envolver, até mesmo para os menos admiradores do futebol. A imprensa, as pessoas no seu trabalho, nas esquinas, nas praças, em casa, nos restaurantes… comentam, vivem esses 30 dias da maneira mais intensa.

Alguns temas que podemos explorar de maneira inter e multidisciplinar:

• A importância da Rússia para a história mundial

• Escalas de temperatura (Celsius e Fahrenheit)

• Qual a probabilidade de uma seleção enfrentar outra em determinada fase

• Divisão política da Rússia

• Guerra Fria

• Divisão política mundial

Para a produção deste editorial, não foram consultados especialistas nos assuntos acima discriminados. Mas as matérias que preparamos para você, sem dúvida, darão muito mais embasamento para que produza uma lista bem melhor que essa. Aí está a intenção da Construir Notícias: promover, a cada edição, uma nova oportunidade para você melhorar sua prática em sala de aula, oferecendo uma formação continuada de qualidade.

Bons estudos e um grande abraço.

assinatura_editorial

cubos