Edição 105

Editorial

Editorial

Prezado Educador,

Prezada Educadora,

É com imenso prazer que trazemos nesta edição da Construir Notícias um dos pensadores contemporâneos mais celebrados do Brasil. Conhecido por sua capacidade de tratar de ideias filosóficas em linguagem simples e também como um grande professor, Mario Sergio Cortella nos encanta com seu livro Nós e a escola: agonias e alegrias — uma coletânea de textos que nos faz refletir, agonizar e ainda ter alegria em ser professor. Que encantamento na sua fala e no seu sorriso bem marcante de sua personalidade.

Nosso muito obrigada de coração.

O livro apresenta uma linguagem clara, fácil e insistente, levando-nos a pensar em não desistir da nossa missão, incentivando o emocional e a importância de um professor preparado não apenas na questão conteudista, mas principalmente no desenvolvimento humano, como ressalta em seu artigo escolhido por nós para abrir esta edição, Loucos por gente. Cortella sempre valoriza a prática do professor em sala de aula quando diz que precisamos ter calma e paciência para refletir sobre tudo o que vivemos em sala de aula.

Enfim, termino com um lindo poema ao professor.

Ser professor é…

Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno se sentir feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou…

Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, é sempre única e original…

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender…

Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado.

Ser professor é ter a capacidade de “sair de cena sem sair do espetáculo”.

Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés…

Um abraço fraterno,

1

cubos