Edição 111

Editorial

Editorial

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo transcorre anualmente em 2 de abril e foi criado pela Organização das Nações Unidas em 18 de dezembro de 2007.

Neste número, a Construir Notícias não poderia deixar de expressar seu compromisso com um assunto tão importante para os educadores, trazendo artigos relevantes com a atenção voltada para a conscientização de uma nova postura diante do tema abordado, com o objetivo de ajudar, conscientizar e informar os leitores sobre o que é e como lidar com pessoas que tenham o Transtorno do Espectro Autista.

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento (também chamado de Transtorno do Espectro Autista) caracterizado por alterações significativas na comunicação, na interação social e no comportamento da criança. Cada pessoa com autismo tem características próprias, mas existem alguns sinais que costumam ser mais comuns em todos os que têm o transtorno.

Você sabia?

• O autismo é uma síndrome que atinge quase 2 milhões de brasileiros. Em crianças, o autismo é mais comum que o câncer, a Aids e o diabetes.

• No mundo, a ONU estima que existam mais de 70 milhões de pessoas com autismo.

• A escolha da cor azul é para dar vida ao símbolo do autismo, por saber que a maioria dos autistas é composta por pessoas do sexo masculino.

• O laço do autismo é feito de fita de peças de quebra-cabeça coloridas, representando o mistério e a complexidade do autismo.

Desejamos que os artigos aqui compartilhados inspirem e nos motivem, enquanto educadores, a nos tornarmos estudiosos do tema para que possamos ajudar ainda mais a educação do nosso país.

Um abraço fraterno,

1

 

 

 

 

e(@profzeneidesilva)

cubos