Edição 12

Editorial

Editorial

Esta edição é toda dedicada às crianças. Você vai encontrar várias matérias enfocando-as: A história da criança negra no Brasil, escrita pela sumidade Mary Del Priore; vai conhecer uma garota muito esperta, Serafina, que conta como é a dura realidade da criança que trabalha; e Sebastião Salgado, um fotógrafo brasileiro, reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho, que fotografou muita gente pelo mundo afora em situações difíceis, inclusive crianças. Para lidar com as fotografias em sala de aula, a matéria Lendo Imagens sugere muitas dicas interessantes.

Você ainda vai conhecer uma pessoa ímpar na seção Lendo e Aprendendo: Jonas Ribeiro. Ah! Tem ainda a Pedagogia do Encantamento, desenvolvida por José Airton através do trabalho com música. Aproveitamos o “gancho” e fizemos uma matéria sobre como utilizar a música em sala de aula, feita especialmente para você cantar e encantar os seus alunos.

Estamos chegando ao fim do ano, por isso procuramos dar um alerta a vocês no processo de avaliação, que tanto nos preocupa. Para isso, trazemos um artigo muito legal sobre como avaliar e, ainda, orientações e explicações sobre o que é Estudo de Recuperação, que é uma sugestão da LDB.

Como não poderíamos deixar de fora a leitura, temos a contribuição riquíssima da reconhecida Joana Cavalcanti falando sobre o Dia do Livro, comemorado em 29 de outubro.

A seção Ambiente-se! está com uma matéria diferenciada sobre a comemoração do Dia da Árvore, abordando a espécie que deu origem ao nome do nosso país: o pau-brasil.

E, por falar em comemoração, segue nosso reconhecimento a vocês, professores, pelo seu dia, com uma homenagem reflexiva. Parabéns a todos!

Com tanta coisa boa, você não pode perder mais nem um segundo.
Comece a ler a Construir Notícias agora mesmo!

cubos