Edição 15

Editorial

Editorial

“Amar é querer trazer para bem perto aquilo que está longe, abraçar, esforço de pôr dentro aquilo que está fora, beber com prazer aquilo que fez os olhos sorrirem.”

Este é um trecho do livro de Rubem Alves, A Selva e o Mar, no qual, com uma linguagem lindamente poética, aborda o tema da dor da separação.

Será que você, caro leitor, não ficou com vontade de ler o livro por inteiro? De mergulhar em cada palavra, de se encher de prazer com a harmonia colocada nas idéias? Pois aí está o verdadeiro sentido da leitura. Segundo o próprio Rubem Alves, a leitura deve acontecer num ato de puro prazer. Cobrar respostas, exigir tempo, impor regularidades, isso termina tirando dos pequenos ou grandes leitores a magia do momento, a expectativa do acontecer, a descoberta do inusitado.

Com a preocupação do despertar para o prazer da leitura é que a revista Construir Notícias revela sua intencionalidade na escolha do tema central desta edição: Construindo Sabores e Educadores Leitores. E, para tratar dessa questão tão importante, selecionamos matérias que sensibilizem para a formação de leitores, como a visão da contadora de história Ana Paula Maranhão; a entrevista com as fundadoras: a educadora Maria Luiza Barbosa, a bibliotecária Ruth Villela de Souza e a escritora Laura Sandroni, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ); os encantamentos das Memórias de Lobato, com Luciana Sandroni; o projeto Vem Ler na Praça, da Escola Gostar de Aprender – Olinda/PE; e o projeto Vamos Brincar de Poesia, da Fafire – Recife/PE.

Aspectos legais sobre Direitos Autorais são abordados de uma forma clara: um alerta sobre cópia ilegal de livros.

Como mestre, estamos homenageando Rubem Alves: sua fala e sua vida.

Para responder à importância do tema, as dicas de leitura contemplam: Olhar de Descoberta – Lúcia Pimentel Góes; Teia de Autores – Pedro Benjamim Garcia; Trilogia Pedagógica – Ezequiel Theodoro da Silva; Contar e Encantar – Cléo Busatto; Estão Mortas as Fadas? – Marly Armarilha; entre outros.

Falar sobre livro e leitura, na visão de Bianca Glasner, nos obriga a abordar imagens, ilustrações e cores. Para isso, convidamos especialistas de muita competência e sensibilidade, como Jonas Ribeiro, Lenice Gomes e Luciano Pontes, para saborearmos juntos a leitura.

E, por falar em imagens, na seção Profissionalismo, colocamos o professor na vitrine, lembrando que o Marketing Pessoal faz a diferença!

Na prática de sala de aula, você poderá trabalhar com seus alunos Plantando uma árvore passo a passo, através das dicas para o professor.

Na seção de artes, selecionamos a técnica de fazer marionetes, com a qual seus alunos podem criar personagens e histórias, dando asas à imaginação.

Como orientação para os projetos pedagógicos, colocamos em discussão Repensar as feiras de ciências: um desafio possível.

Bem, caro leitor, só nos resta desejar uma boa leitura, grandes realizações e sucesso para você, seus alunos e sua escola.

cubos