Edição 16

Editorial

Editorial

Analisada nos seus diversos significados, a palavra incluir tem sentido de: compreender, implicar, abranger, conter em si. É termo usual da Biologia, Matemática, Geologia, mas aqui será tratada com maior relevância em relação à Pedagogia, em que incluir será igual a inclusão, para fazer valer o verdadeiro sentido de pertencer a um grupo social.

Inclusão sem Segredos é o tema central desta edição da revista Construir Notícias, assim escolhido para o professor pensar no seu fazer pedagógico, refletir sobre ações necessárias e importantes para ser, de fato, dentro e fora da sala de aula, um investigador atuante, um formulador de hipóteses, consciente, um verdadeiro construtor de uma prática educativa voltada para o conhecer e o conquistar.

Para isso, selecionamos várias abordagens nas quais você, educador, terá a oportunidade de saber que a Educação Inclusiva é um modelo educacional de todos e para todos, que o envolvimento de pais, professores e alunos é fundamental, e que a Escola, enquanto instituição voltada para o desenvolvimento integral do educando, precisa se organizar para que sejam oferecidas condições para a realização dessa prática, consolidando, assim, a idéia de atender às diferenças.

Com essa visão, a professora Sandra Alves Santiago nos enriquece com um trabalho em que aponta mitos e verdades que todo professor precisa saber sobre a prática pedagógica na perspectiva da inclusão.

Ainda, objetivando um maior conhecimento sobre o tema, nossas matérias trazem várias contribuições, entre elas: um referencial sobre aspectos básicos da Educação Especial; o trabalho da pedagoga Maria Teresa Eglér Mantoan, O Direito de Ser Diferente na Escola; e um espaço que intitulamos Com a Palavra, onde as mães compartilham suas experiências e nos revelam o quanto a palavra inclusão pôde ser transformada em exclusão.

Também é para você a mensagem de Rubem Alves, Carta aos Pais; o texto de Celso Antunes, O Direito ao Orgulho; e a beleza da letra da música de Padre Zezinho, Seu Filho Diferente.

É, caro leitor, o tema não se esgota, mas também temos a oferecer um pouco da biografia de Henri Wallon e a sua abordagem sobre a gênese da inteligência, assinada por Vera Lúcia Câmara F. Zacharias, e uma visão a respeito da vida e da obra do mestre Aleijadinho.

Na seção Ambiente-se, você terá a chance de conhecer dicas e orientações para o aproveitamento de material reciclável, juntando-se a nós na preocupação de evitar acúmulo exagerado de lixo, esse agente causador de tanta poluição ambiental.

Dando oportunidade de participação na seção Espaço Pedagógico, apresentamos o trabalho da professora Maria Altair Galvão, Conteúdo: Natureza, Seleção e Organização.

Para maior embasamento sobre este tema tão complexo, na seção Em Discussão, você encontrará a contribuição da psicopedagoga Edna Gabrielle, tratando dos distúrbios da aprendizagem. Complementando esse tema, temos a participação da psicóloga Laura Saud, tratando da importância do relacionamento no ambiente escolar, na seção Profissionalismo.

Com mais este número, asseguramos nosso compromisso com a melhoria da educação e celebramos esta edição com um poema especial para as mães, homenageando todas aquelas mulheres que, pela graça da maternidade ou pela adoção, podem ser chamadas de mamãe.

Desejamos uma boa leitura e um excelente aproveitamento deste instrumento de trabalho: revista Construir Notícias!

cubos