Edição 17

Editorial

Editorial

O tema desta edição, Violência em casa, reflexo na escola, tão presente em lares e escolas, deve ser uma preocupação constante para pais e educadores que desejam o melhor para seus filhos e alunos. O amor, tão bem exemplificado na mensagem Amor: a única força criativa, é o único caminho para que a sociedade torne-se mais harmoniosa e, conseqüentemente, mais feliz e, daí, possa conhecer e desfrutar algo tão precioso, mas tão raro em nosso Brasil de hoje: a Paz.

Vamos conhecer melhor o Estatuto da Criança e do Adolescente, a garantia que ele dá aos menores brasileiros e o que poderá proporcionar-lhes em termos de direitos especiais, por estarem em desenvolvimento físico, psicológico, moral e social.

Ainda dentro do tema central, temos três trabalhos que merecem ser lidos e refletidos: O Resgate da Paz, Educação e Incivilidade e A escola Profanada. Vale a pena conferir.

A seção Livro da Vez traz a resenha da Dra. Anna Stegh Camati sobre O livro das Casas. Já na seção Pintando o Sete, temos o melhor da obra de Roger Mello, ilustrador eclético que vem apresentando numerosos trabalhos em que a diversidade das formas, das cores e dos espaços nos livros que ilustra comprova a qualidade no cuidado da pesquisa e na utilização das técnicas. Rosinha, em Trabalhando com arte, ensina a fazer um brinquedo interessante, que educa e diverte ao mesmo tempo.

Aprenderemos, na seção Ambiente-se, a forma correta de se ter uma vida mais saudável. Na seção Projeto Didático, no momento em que os jogos de Atenas acontecem, trazemos para você, professor, um projeto para as Olimpíadas Escolares. São várias sugestões interessantes que poderão ser postas em prática no segundo semestre do ano letivo. O Espaço Pedagógico ensina a organizar oficinas de não-violência na escola: as oficinas da paz. Na seção É dia de, vocês irão encontrar um cartão desenvolvido pela Escola Girassol.

Convidamos a professora Maria Lúcia Weiss para discutir o problema da Aprendizagem X Indisciplina e as estratégias pedagógicas, o que será complementado pela seção Profissionalismo, que aborda as relações interpessoais: colegas, alunos, pais, numa visão de Celso Vasconcelos.

O escritor Luís da Câmara Cascudo é destaque na seção Lá vem história…, com o conto tradicional brasileiro Couro de Piolho, que servirá para ser lido em sala de aula e divertir os alunos. Não deixaria de faltar o perfil do autor em Lendo e Aprendendo, para que a biografia desse estudioso do folclore brasileiro seja conhecida por todos.

Em comemoração ao Dia do Estudante, o Espaço Pedagógico apresenta o grupo teatral Galharufas Produções, destaque por suas adaptações de obras literárias clássicas, como Inocência, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Senhora, O Cortiço, entre outras.

Temos, também, nesta edição, Qual visão de mundo você anda ensinando?, de Luis Mario da Conceição.

Convidamos todos para compartilhar este momento enriquecedor de leitura.

cubos