Edição 18

Editorial

Editorial

Depois de alguns dias na prisão, Paulo Freire foi procurado por um oficial que disse haver muitos recrutas analfabetos no quartel. O oficial lhe perguntou se, sendo ele um professor, poderia alfabetizá-los. Resposta óbvia de Paulo Freire: “Mas, meu filho, é exatamente por
fazer isso que estou preso!”

Queremos cada vez mais uma política de escolarização voltada para a construção da cidadania. Desejamos formar cidadãos críticos, capazes de refletir sobre a realidade, de descobrir-se como “pessoa” e reconhecer-se como agentes de transformação da sociedade. Por isso, comprometidos com a educação, nos envolvemos com os programas educacionais que são usados como estratégias básicas para o desenvolvimento do processo ensino–aprendizagem, como nos fala o professor João Francisco em seu artigo Alfabetização: Arranque da Escolarização.
Acreditamos, sim, nos projetos em que se valoriza a formação continuada do professor, numa busca constante para se formar profissionais experientes, comprometidos com o processo de produção e socialização do conhecimento.
Pensamos num profissional engajado no projeto político-pedagógico de sua instituição, disposto a partilhar conhecimentos e saberes, a enfrentar desafios e a ser capaz de entender a importância de se intercambiar experiências, construindo, segundo a professora Eliete Santiago, um caminho de melhoria na escola.
Atrelados a esses pensamentos, os que fazem a revista Construir Notícias aliam-se aos leitores e oferecem matérias significativas e enriquecedoras que serão, com certeza, um veículo de informações sempre atual e uma fonte de consulta facilitadora do fazer pedagógico.
Na caminhada constante de apontar possibilidades, de trabalhar em direção ao saber fazer e ao saber ser, outros artigos complementam esta edição, deixando sempre a marca, para que cada um acredite que é possível desenvolver competências e suscitar em nossos alunos o que Delannoy defendia: “o desejo de saber e a decisão de aprender”.

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