Edição 19

Editorial

Editorial

Fomos capazes de olhar a escola sob ângulos diferentes e de chegar juntos a uma mesma dimensão da tarefa educativa: a formação do cidadão através do processo de construção do conhecimento.

Através do ato de pensar, somos levados a refletir… a questionar… a nos inquietar… a acreditar em novas propostas educacionais, a nos organizar, a multiplicar responsabilidades, a acreditar em mudanças, a nos transformar. Saber ser e saber fazer. Ir além dos muros da escola e trazer para dentro dela as experiências vividas por pessoas lá fora. Acreditar na existência de uma escola sem paredes, que mostre a sua qualidade de vida através do vínculo entre educandos e educadores, num caminhar sempre crescente, sem amarras e sem fronteiras, embarcando na sedução mágica do processo ensino–aprendizagem.

É, caro leitor, assim será a nossa proposta enquanto revista Construir Notícias: interagir com você, através do tema Escola, a cidade dos estudantes e também da leitura do texto O que a escola pode aprender com…, que o levará a descobrir a melodia do conhecimento, a combinação do tecido da aprendizagem, os segredos do ensinar a pescar, os cuidados com os jardins da nossa existência.

É ainda nessa ótica que vários outros artigos serão tratados, como a Psicomotricidade Relacional, Trabalhos diferenciados e A importância dos trabalhos em grupo.

Olhando a diversidade na Educação, observando a importância das experiências humanas, você conhecerá o projeto didático Oficinas optativas, uma organização espaço–tempo da escola da professora Abigail de Cássia Damasceno. Também terá oportunidade de se inteirar das idéias do arquiteto Ênio Eskinazi, através do artigo Construindo ou reformando a escola.

Temos mais para você! Na seção Em Discussão, um valoroso artigo do professor Francisco Ferreira Rocha, no qual ele demonstra o compromisso educacional da escola na necessidade de um projeto político-pedagógico que assegure o tratamento interdisciplinar, o desenvolvimento de competências e a aplicação das habilidades do educando no modelo atual da educação.

Em nossas páginas, você também encontrará dicas de leitura, belos poemas sobre a educação, um artigo sobre a Relação eu–outro, uma referência ao gênio da pintura e da ciência Leonardo da Vinci, que, segundo Visari, foi não apenas humano, mas também divino, elevando-nos através do seu espírito e da superioridade de sua inteligência. Na seção Lendo e Aprendendo é a vez de Heitor Villa-Lobos, um dos maiores nomes da música erudita do Brasil, reconhecido internacionalmente. Há espaço, ainda, para a mostra História em Quadrões, releituras de pinturas famosas, nas quais Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, usa personagens dos quadrinhos. A mostra está em cartaz no Instituto Ricardo Brennand.

Cada vez mais nos enriquecemos com as teorias dos grandes pensadores. Desta vez temos, na Fala do Mestre, os ensinamentos de Célestin Freinet, e a experiência da Escola Recanto, no Recife, que tem como eixo a pedagogia Freinet.

Fechando as nossas páginas, entraremos no clima de encantamento e paz, com a poesia Natal, de Socorro Canto, e muitas novidades que essa data sugere.

Mais uma vez nos firmamos em nosso compromisso com a Educação, em busca do aprimoramento do professor e abrindo espaço para que o leque de inter-relações aproxime cada vez mais a revista Construir Notícias e você.

cubos