Edição 22

Editorial

Editorial

Preservar a vida, defender a natureza e recuperar homens é também o nosso desejo, como mostra a Lição de Sabedoria em nossa mensagem inicial. Com o objetivo de engajar você, educador e educadora Construir, nessa luta, a presente edição traz o tema Brasil, o País de Maior Biodiversidade do Mundo. Grande na sua diversidade, o Brasil também o é no ritmo de destruição do meio ambiente e nas desigualdades sociais. É essa contradição que o nosso país precisa resolver para garantir uma boa qualidade de vida à sua população.
O desrespeito ao meio ambiente, a devastação de nossas florestas e os animais ameaçados de extinção, entre outros temas, são questões importantes, que merecem ser discutidas e trabalhadas em sala de aula. As escolas precisam ensinar seus alunos a proceder corretamente quanto ao lixo, à água, à eletricidade, etc. Mostrar situações em que devem manter acesa ou desligada uma lâmpada, por exemplo, além de ensinar a economizar, ajuda a transmitir noções de responsabilidade quanto a um recurso que é de todos.
Nesta edição, mais que salientar a preservação da natureza, queremos despertar em nossos alunos uma consciência ecológica. Para isso, destacamos, na entrevista, a contribuição de Vilmar Berna. Editor do Jornal do Meio Ambiente e fundador das ONGs ambientalistas sem fins lucrativos Univerde e Defensores da Terra e do Instituto Brasileiro de Voluntários Ambientais – IBVA, Berna foi homenageado em 1999, pela ONU, com o Prêmio Global 500 Anos de Meio Ambiente.
Orlando Villas Bôas, indigenista e sertanista nascido em São Paulo, é o destaque na seção Fala do Mestre, por ter sido pioneiro no trabalho de contatar e proteger os índios brasileiros. Na seção Lendo e Aprendendo, abrimos espaço para manifestar nossa admiração por Chico Mendes, o Homem da Floresta.
Para sua Reunião de Pais e Mestres, selecionamos o texto Lição da Borboleta. Nosso intuito foi traçar um paralelo entre a metamorfose daquele inseto e o desenvolvimento de crianças que, muitas vezes, são obrigadas a desabrochar pulando etapas em sua vida escolar. É preciso levar em conta que cada criança é diferente e única. Assim, tanto você, educador ou educadora, quanto os pais devem estar bem conscientes disso para que possam medir e avaliar cada situação.
Na seção Livro da Vez, apresentamos Animais da Nossa Terra, obra que reúne informações sobre a fauna e a flora brasileiras, apresentando as características da diversidade ambiental do Brasil. Já na seção Pintando o Sete, temos Pablo Picasso, um dos artistas mais famosos e mais versáteis do século 20.
Ainda com o intuito de ampliar o conhecimento sobre o tema, apresentamos: Os Dez Mandamentos Ambientais; a Lei no 9.795/99, da Educação Ambiental; e Os Direitos dos Animais. No espaço É dia de…, comemoramos o Dia Internacional da Ecologia e do Meio Ambiente — 5 de junho. Na seção Em Discussão, você encontrará o artigo Educação Ambiental: uma questão de vida. Já no Espaço Pedagógico, a vez é do Projeto Tamar, grandioso pelo compromisso de preservar e cuidar bem das tartarugas marinhas.
Em Professor Construir, apresentamos André Diniz e seu Projeto Aprendiz – Música nas Escolas. Em Profissionalismo, Eu (professor), enfocamos a sala de aula e os desafios da prática docente na atualidade, refletindo sobre posturas profissionais, práticas político-pedagógicas, limites e avanços da Sociedade do Conhecimento. Para essa tarefa, convidamos o professor Bruno Rogério Duarte.
Desejamos uma boa leitura e um excelente aproveitamento de todo o conteúdo desta edição. Gostaríamos, ainda, que refletissem sobre Os Preceitos do Padre Cícero e levassem para a sala de aula a certeza de que, para mudar atitudes, não basta apreender conceitos e discutir pontos de vista sobre o meio ambiente: é preciso colocar os valores aprendidos em ação.
Para finalizar, deixamos vocês com a fala de Monte Serrat Barbosa, que declara:
Não se trata de uma luta egoística, que se preocupa somente com aquilo que está próximo e que está diretamente ligado à nossa sobrevivência pessoal e particular, mas do despertar de uma consciência que vá além da vida humana, além desta geração, além deste continente, e assim por diante; de uma consciência que se preocupe com a biosfera, uma consciência planetária.

Nosso objetivo principal é preservar a vida,defendendo a natureza e recuperando homens!”
(Fundação Educacional Assistencial e Proteção do Meio Ambiente)

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