Edição 25

Editorial

Editorial

ilustracao03cCom este número, damos início ao quinto ano da Construir Notícias, comemorando a conquista de 46 mil leitores, que colaboram e nos ajudam a fazer da Revista um rico material para você, Educador e Educadora.
Estamos felizes com os resultados, mas queremos mais. Para isso, contamos com a sua opinião. Não deixe, portanto, de enviar suas sugestões e críticas, pois nosso desejo é produzir uma revista cada vez melhor, sempre.
Como tema central, a Revista Construir Notícias traz: Educação em Saúde é Qualidade de Vida. Contemplar a saúde no contexto escolar é fundamental. Ela consta nos Parâmetros Curriculares Nacionais como um tema de emergência e relevância social, razão pela qual foi eleita um dos temas transversais. Essa orientação amplia as possibilidades de se trabalhar as questões relacionadas à saúde, por um lado, e permite a introdução de ações inovadoras, sob uma nova ótica, por outro. E trabalhar em uma nova perspectiva, nesse caso, é possível a partir da adoção dos fundamentos da promoção da saúde.
No artigo Saúde na Escola, veremos que saúde e doença são temas tradicionais do ensino formal. Na prática, o professor assume o papel de educador em saúde ao desenvolver com seus alunos o conteúdo curricular ou atender às situações concretas do cotidiano escolar: projetos, campanhas, ocorrência de casos de doença, epidemias, necessidades emergentes dos alunos e da coletividade em que a escola está inserida.
Como sempre, temos artigos sobre projetos didáticos, como o projeto Saúde na Escola, buscando gerar oportunidades de reflexão e atuação sobre as questões de saúde colocadas no presente.
O projeto Sujeira, Tô fora!, que nasceu destas indagações, nos mostra como elaborar um projeto no qual o tema vise à valorização dos bons hábitos e costumes de higiene e saúde. Como sistematizar o conhecimento construído historicamente pela humanidade para ser trabalhado na educação infantil? Como trabalhar a criança e o seu mundo, de forma que ela possa desenvolver a sua autonomia e gerenciar o seu próprio mundo? Como elaborar um projeto diferenciado, que estimule a criança a pensar, buscar e transformar?
Já os educadores da Polichinelo se engajaram, há cinco anos, no Programa Alimentar Escola Saudável, que rendeu, em julho de 2004, o título de Escola Amiga da Criança, prêmio concedido pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metodologia (Sbem) e pelo Fome Zero. Já a Dra. Lilian Zaboto, médica pediatra, vem com Dicas para uma Alimentação Saudável e os artigos Lanche para a Escola e A Criança Brasileira Está Ficando Mais Gorda.
Neste número, trouxemos também artigos, como o da professora Laura Monte Serrat, Sexualidade – Matéria Escolar ou Secular?, que nos deixa bastante lisonjeados; o da fonoaudióloga Carolina Didier, O que o Fonoaudiólogo Faz na Escola?; o de André Almeida e Ronaldo Barros, A Importância da Avaliação Física na Criança e no Adolescente em Fase Escolar. Temos ainda um alerta para o Alcoolismo e a Droga, o projeto Vivenciando a Cidadania, Em Férias Também se Aprende? e O que é o Dia Mundial da Luta Contra a Aids? E mais: Pilates, Método que Integra o Corpo e a Mente. Por fim, a professora Luiza Bontempo, com O Pedagogo na Escola.
Na Fala do Mestre, tivemos uma interessantíssima entrevista com o professor Moacyr Scliar; e, em Lendo e Aprendendo, o folclorista Mário Souto Maior: Como Viveu um Cabra da Peste.
O Livro da Vez é da psicóloga Lídia Weber: Eduque com Carinho – Filhos, Eduque com Carinho – Pais, obra interativa que ajuda filhos e pais a melhorarem o relacionamento.
Na seção Direito Tem Quem Direito Anda: A Educação em Valores na Lei de Diretrizes e Bases. Queremos compartilhar com você, leitor(a), na seção Lá vem História, Dois na Manjedoura, a história de uma criança que abre o nosso coração, e, na Mensagem Final, O Segredo da Vida.
A você, Educador/Educadora que lê a nossa revista, desejamos um ótimo final de ano e um 2006 de muitas realizações, pois, em matéria de educação, temos muito o que fazer pelo nosso país.

assinatura_editorial

cubos