Edição 30

Editorial

Editorial

Objetivo de todo aquele que almeja ser professor
deveria ser iluminar mentes, não transmitir opiniões próprias.

Frederick William Robertson

Quando iniciamos a pauta da Construir Notícias de setembro e outubro/2006, tínhamos como posicionamento muito claro em nossa mente o de valorizar uma pessoa muito importante: o professor. Em primeiro lugar, por se tratar de alguém que merece ter destaque, tanto na sala de aula como fora dela; em segundo, por ser o dia 15 de outubro o Dia do Professor.

A chegada de dois artigos em nossa redação — Carta ao Professor Ezequiel e Para que Ensinar se Professor não Vale Nada? — e de alguns depoimentos de professores nos fizeram pensar o tratamento que a sociedade tem dado ao professor. Passamos a refletir sobre os artigos e os depoimentos: questionamos, levantamos opiniões, concordamos, discordamos. E concluímos que, apesar de enfrentarem alunos difíceis, pais superprotetores, politicagem, cansaço e frustração, os educadores e as educadoras têm o dever, acima de tudo, de ser competentes no que fazem. E, mesmo com todas as dificuldades, precisam continuar lutando e acreditando numa sala de aula diferente. Paramos diante de uma dúvida: devemos ou não colocar esses dois artigos na revista? Enfim, resolvemos colocá-los e aguardar a reação de nossos leitores-educadores.

Neste número, trouxemos um tema que vem preocupando muitos diretores, professores, pais e alunos: a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos. Em parceria com o Ministério da Educação e Cultura – MEC, abriremos, a partir deste número, a seção +1, que ajudará a compreender melhor a proposta dos nove anos. Iniciaremos com o artigo A Infância na Escola e na Vida: uma Relação Fundamental, da mestra em Educação Anelise Monteiro do Nascimento, cedido gentilmente pelo MEC.

Na seção de Artes, apresentamos várias maneiras de trabalhar com o emborrachado EVA, selecionadas do livro Formas Fantásticas. E, para encantar suas aulas sobre animais, Cristiana Quintas nos fascina com seu livro Cantando com os Animais, que trabalha valores na Educação Infantil.

Outros artigos importantíssimos para nossa prática pedagógica são A Questão dos Limites, Competência Estratégia da Liderança, A Pílula de Lobato, e do professor Vicente Martins os artigos Decálogo do Bom Professor e Como Lidar com a Baixa Freqüência Escolar.

Como sempre, temos ainda artigos sobre projetos didáticos, como o projeto Transplante e Doação de Órgãos, Resgatando as Raízes Culturais Nordestinas, Semana do Trânsito – Parodiar para o Trânsito Melhorar.

Na seção Lá vem história…, leia e descubra por que Eric foi perspicaz.

editorialEm julho, foi comemorado o centenário de nascimento do poeta Mario Quintana (1906–1994). Com três publicações para crianças — Lili Inventa o Mundo, Sapo Amarelo e Sapato Furado, nosso Livro da Vez —, o poeta não poupou, em seus livros, as crianças de temas considerados mais áridos e interessantes.

Começamos com um pensamento de Frederick William Robertson e terminamos com um pensamento do professor Augusto Cury, de seu livro Filhos Brilhantes, Alunos Fascinantes.

Os professores não são valorizados socialmente como merecem, não estão nos noticiários da TV, vivem no anonimato da sala de aula, mas são os únicos que têm o poder de causar uma revolução social. Com uma das mãos, eles escrevem na lousa; com a outra, movem o mundo, pois trabalham com a maior riqueza da sociedade: a juventude. Cada aluno é um diamante que, bem lapidado, brilhará para sempre.

Professor/Professora, por tudo o que você tem feito e tudo o que  ainda vai fazer, o nosso muito obrigado!
Um grande abraço de todos os que fazem a Construir Notícias.

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