Edição 31

Editorial

Editorial

Prezado Educador e Prezada Educadora,

editorialEnquanto muitos adultos fogem do mouse e do teclado,
as crianças correm ao seu encontro.
Silvana Augusto

Chegamos a mais um final de ano cheios de bênçãos e alegrias em poder compartilhar com vocês, nossos leitores, a cada número da revista Construir Notícias, conhecimentos, descobertas, aprendizagens e, acima de tudo, amizade.

Iniciamos com o texto Tudo passa, que nos leva a refletir sobre os conflitos e as incertezas do nosso dia-a-dia, nos conscientizando de que tudo é passageiro, por maior que seja a dificuldade e por maior que seja também a alegria. Com isso, devemos ter a certeza de aproveitar cada momento como se fosse o único, já que, “por mais longa que seja a noite, o sol volta sempre a brilhar”.

Como tema central desta edição, trazemos um assunto muito instigante que vem despertando o interesse dos professores e levantando muitos comentários: Tecnologia na Educação — uma expressão mais abrangente do que Informática na Educação, que, tradicionalmente, privilegia o uso de computadores em sala de aula ou, mais recentemente, o uso de computadores em rede para conectar a sala de aula com o mundo externo a ela, através da Internet.

Para enriquecer mais o tema, temos os artigos dos professores Alberto Jorge Filho, Como escolher um software educativo para seu f ilho ou aluno; Como utilizar a Internet na educação, do professor José Manuel Moran; e o projeto didático Na era do computador, uma experiência da professora Silvana Augusto.

Harmonizando seu f ilho ou aluno, também do professor Alberto Jorge Filho, propõe uma atividade para harmonizar pessoas, o que muito ajudará os educadores a compreenderem as diferenças em sala de aula.

Na seção Professor Construir, a professora Zali Mendes nos apresenta, entre outros textos, a tarefa de casa, que, muitas vezes, é considerada um bicho-de-sete-cabeças pelas crianças e pelos pais, os quais, além de terem de convencer a garotada a se concentrar, se descabelam, vez por outra, para esclarecer eventuais dúvidas. E, na seção Em discussão, temos Novas posturas para as velhas relações com os f ilhos e com a escola, da professora Thereza Bordoni, que também discute a tarefa de casa. E o professor e poeta Silas Corrêa assina o artigo Teens, família e sociedade.

Outros temas abrilhantam esta edição, como Novos caminhos da inclusão, da grande especialista Rossana Ramos; 12 regras que podem mudar o rumo de sua escola, do especialista em motivação e alta performance Maurício Góis; Dicas de Livros e Dicas de Filmes; como também o artigo Ensinar para ter a esperança de viver em um mundo melhor, produzido pelos alunos da professora Heliene Silva Alves, depois da leitura do artigo Para que ensinar se professor não vale nada?. Na seção Lá vem história…, Babuska contém uma mensagem sobre o Natal, pois este é um dos momentos propícios para meditar e escutar dentro dos nossos corações o seguinte pensamento: “Felizes os que deixam Jesus nascer”. E, na seção de artes, a confecção de uma árvore feita com revista velha pela professora Elizabete Britto.

É isso. Que você tenha uma prazerosa leitura. E que, na próxima revista, a primeira de 2007, nós estejamos preparados para viajar pela beleza e riqueza da Amazônia — tema da Campanha da Fraternidade.

Um carinhoso abraço e um Feliz 2007 de toda a equipe da revista Construir Notícias.

assinatura

cubos