Edição 36

Editorial

Editorial

Prezado Educador, Prezada Educadora:

editorialVocê já deve ter percebido que a Construir Notícias é uma publicação pensada, pautada, escrita e ilustrada com o objetivo de trazer, a cada edição, informações, artigos, projetos para enriquecer cada vez mais a sua prática escolar.

Neste número, abordaremos o tema Currículo: Norteador ou Reflexo da Prática da Educação Infantil?, pois sabemos que, antigamente, a composição dos currículos baseava-se na definição de conteúdos estanques e no estudo dos conceitos abstratos e desvinculados de seu uso social.

Hoje, buscamos a construção de redes temáticas, entrelaçando os componentes curriculares e respeitando sua interdependência com a realidade.

A contextualização faz-se por meio dos temas transversais definidos a partir de questões emergentes, de acordo com os aspectos sociocultural-ambientais e sociopolítico-econômicos mais significativos na vivência dos alunos. Os currículos devem ser organizados em eixos temáticos, voltados para a formação de sujeitos capazes de aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e a conviver, já que estes são os pilares da Educação e as finalidades da escola propostas pela Unesco.

A inovação curricular apresentada pelos Referenciais Curriculares para Educação Infantil (RCNE) e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) propõe a ressignificação dos conteúdos a partir de sua organização nos aspectos conceituais (aprender a aprender), procedimentais (aprender a fazer) e atitudinais (aprender a ser e a conviver), essenciais no desenvolvimento e na socialização das aprendizagens escolares.

Levar até os leitores artigos que favoreçam a compreensão de novas orientações em matéria de Educação tem sido um dos objetivos da revista Construir Notícias. Por isso, neste número apresentaremos os seguintes artigos: Desenvolvimento, Currículo e Organização Escolar; O Eu Criança na Educação Infantil; Uma Análise da Brincadeira Antes e Agora; A Moral na Educação Infantil; Livros Paradidáticos – Possibilidades de Aprender Brincando; Cuidados que Crianças e Adolescentes Devem ter em Salas de Bate-papo; Grito de Justiça; e Que País é Este?.

Em nossas páginas, você também encontrará dicas de leituras de filmes e projetos sobre o folclore. E na seção Lá Vem História… apresentamos a belíssima história Por Que os Contadores de História Têm Boa Memória e Apreciam os Bons Vinhos?, escrita por Gislayne Avelar Matos e Inno Sorsy.

Mais uma vez, firmamo-nos em nosso compromisso com a Educação, já que temos você como parceiro. E aproveitamos para desejar a você, Educador e Educadora, um feliz Dia do Professor e que Deus ilumine cada dia mais sua jornada.

Um grande abraço!

assinatura

cubos