Edição 38

Editorial

Editorial

Prezado Educador e Prezada Educadora,

Feliz 2008!
Escolhe, pois, a vida CF – 2008
Ano Internacional do Planeta Terra – 2008

“É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã.” Sou otimista, pois sei que os professores amam seus alunos porque sabem que existe amanhã.

Fernando Haddad
Ministro da Educação

A Campanha da Fraternidade (CF) de 2008 nos convida a uma reflexão por meio do tema Fraternidade e defesa da vida e o lema Escolhe, pois, a vida (Dt. 30,19). Ela expressa a preocupação com a vida humana — ameaçada desde o início, pelo aborto, até o fim, pela eutanásia. Utilizando o método Ver–Julgar–Agir, a CF-2008 busca olhar a realidade atual e iluminá-la mostrando o Deus Vivo, que nos dá a vida, e as decorrências éticas dessa verdade, para, então, propor caminhos de conversão e de transformação da sociedade a fim de que a pessoa seja sempre valorizada em sua plenitude, conforme a sua natureza e a vontade de Deus, de modo que a vida seja um dos principais fundamentos da hierarquia de valores que marca nosso existir e determina nosso agir.

Na seção Pensamentos que nos Fazem Refletir Sobre aEducação, reflita com alguns pensamentos sobre a Campanha da Fraternidade. Considerando a importância da obrigatoriedade da inclusão de História e Cultura Afro-brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, a Revista Construir Notícias abriu uma seção definida como Lei nº 10.639/03, para incluir, em seus números bimestrais, o tema em discussão nas escolas.

editorial01Neste número, traremos como tema Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-raciais e apresentaremos artigos que ajudarão você, professor e professora, a se aprofundar mais no assunto. Levando-se em conta que o movimento para se trabalhar e viver as relações étnico-raciais precisa ser coletivo, a expectativa é de que esse trabalho se desenvolva nas escolas, ecoando para os demais espaços sociais e disseminando valores mais igualitários. Para ilustrar ainda mais a seção Lei nº 10.639/03, trouxemos, na seção Lá vem História…, o belíssimo conto africano História de Oxóssi.

Apresentamos ainda algumas matérias nas quais Paulo Freire nos ensina que a visão do educador deve, necessariamente, respeitar o educando, ou seja, “Ensinar exige reconhecimento e assunto da identidade cultural”. A valorização do outro, de suas experiências, de seu espaço e sua cultura.

Abrilhantando nossa revista, apresentaremos — ainda em relação ao grande educador Paulo Freire — uma entrevista com Ana Maria Freire, por Fabiana Barboza, que tem como título Uma Conversa Apaixonada sobre Paulo Freire, e, também, Cordel para Paulo Freire, produzido por Gustavo Dourado.

Este número apresentará vários projetos e artigos interessantes para o nosso aprofundamento profissional. São eles: Projeto Pedagógico Momentos de Gentileza – Maria Cristina Fausto; Processo de Aprendizagem: Entraves e Possibilidades – Rosa Maria Cavalcanti Brito; Educação Física Escolar: Possibilidades de Inclusão – Ana Zélia Belo e Roberta Gaio; Razões para Incluir Aulas de História da Química no Ensino Médio – Paulo Marcelo Pontes; Projeto Ganha-tempo Caderno de Atividades Didáticas – Silvana Bianchi; Ler e Compreender… Eis a Questão – Mônica Cavalcanti; Formação de Professores para uma Educação Intercultural – Carlinda Leite; Olinda Ontem, Hoje e Sempre – Eliane Maria Ferreira Chaves; Projeto Casinha de Bonecas – Ângela Maria Rodrigues Nogueira; e Contagiar – Vera Lúcia Dias de Oliveira.

E, por fim, desejamos que 2008 seja um ano de muitas realizações e que, em sua prática, você, educador e educadora, possa ser, mais uma vez, um instrumento para que possamos alcançar o nosso objetivo de fazer, em nosso país, uma educação de qualidade. Que não seja uma utopia, mas uma realidade.

Confiamos em vocês.
Um grande abraço,

assinatura

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