Edição 45

Editorial

Editorial

Prezado Educador/Prezada Educadora,

Por acreditar na Educação como fator de crescimento pessoal e social, a Construir Notícias traz, neste número, como tema central, Educação dialógica: Ensinar o quê? Como?.

Muitos autores nos têm ensinado que a aprendizagem mais importante é o aprender a aprender, mas o conhecimento construído mais significativo é o que se apresenta como produto da descoberta de nós mesmos como seres inteligentes e agentes transformadores.

Ensinar o aluno a aprender é o caminho a ser percorrido no tempo, através da filosofia e da arte, rumo ao antigo,buscando o atual. É encontrar inspirações nos ancestrais para nos transformarmos em modernos e atuantes na ciência — alimento do futuro —, na afetividade e no espírito, como suporte às nossas ações e aos nossos movimentos, no lúdico e no faz de conta, amenizando o esforço que fazemos para aprender e tornarmo-nos sábios. Ensinar é usar estratégias que facilitem, incentivem e promovam o saber, o saber fazer e o saber ser, resgatando os pilares da Educação.

Chamamos também a atenção para os artigos desta edição, que trazem uma contribuição efetiva para a melhoria na nossa prática. São eles: Planejando sempre. Ensinar: O quê? Como?. Trabalho Diversificado: Procedimento que atende às diferenças individuais dos alunos, Maria Cristina Etto e Maria Regina Peres. Passaporte da Leitura: Como as crianças entram no mundo da linguagem, Vicente Martins. É na sala dos professores que surgem grandes ideias. A Fala do Mestre: É preciso dar sentido à leitura, Márcio Ferrari. Projeto Didático: A leitura em sala de aula, Dileta Delmanto. Lendo e Aprendendo: Ato de estudar: técnicas de aprimoramento permitem ao aluno aprender mais e melhor, Marco Aurélio de Patrício Ribeiro. Livro da Vez: A menina que brincava com as palavras, Fabiano dos Santos. Gestão Escolar: Pensamento e autoavaliação, Marly Maria Weber. Professor Construir: A eficácia dos vocábulos falados e escritos, Jurandir de Barros e Silva. A Lei: Palmares para sempre, Nelson Rios. Saber indígena, encontro com a humanidade, Socorro Vieira. Em Discussão: A dona da história, Mary Del Priore. É Dia: Mamãe não trabalha. Lá Vem História… Como eu amei essa mulher!. Profissionalismo: Educação sexual, Nildo Lage. Espaço Pedagógico: Escorpião, o dançarino: vivenciando a dança na Educação Infantil, Klenia Pinheiro Gurgel de Freitas e Rutilene Meio. Ambiente-se: Um olhar sobre o semiárido. Artes: Papel com movimento, Vastí Goes Mendonça. Já sei dialogar, Paulo Roberto Padilha. Era uma Vez… A mulher professora. Nós e o espelho, Silvia Schmidt.

editorial

Assim, temos a certeza de que estamos oferecendo matérias de inestimável valor pedagógico com a esperança de que, em breve, a Educação em nosso país alcance níveis de excelência nunca antes atingidos desde que continuemos a contar com o trabalho digno e o esforço de cada educador e educadora.

Enfim, mais do que nunca, é preciso crer no homem e apostar no futuro do nosso país, como sempre nos ensinou o saudoso Paulo Freire, nosso grande mestre.

Um grande abraço.

1_assinatura_editorial

cubos