Edição 47

Editorial

Editorial

editorial

Prezado Educador/Prezada Educadora,

Bom-dia!
Boa-tarde!
Obrigado!
Agradecido!
Por favor!
Desculpe!

Estas são palavras esquecidas que precisam ser resgatadas. As pessoas, hoje em dia, estão entrando em contato com o que há de pior: agressões verbais e físicas. Ser gentil e educado, atualmente, é ser considerado estranho, careta. Uma vez que vivemos em um mundo cada vez mais individualista, onde a arrogância e a prepotência predominam, o ser gentil e educado está cada vez mais perdendo espaço.

Neste número da Construir Notícias, trouxemos um tema que vem preocupando muitos diretores, coordenadores e professores: a falta de gentileza em sala de aula. Uma simples pergunta entre os alunos, por exemplo, já leva a um empurrão, um palavrão, entre outras atitudes muitas vezes agressivas.

Resolvemos, então, estudar um pouco a vida de José Datrino, que, com o tempo, passou a se chamar José Agradecido, ou simplesmente Profeta Gentileza. Ele realmente acreditava no que dizia, por isso sentia uma certa angústia por poucas pessoas o ouvirem. Andava com placas como estandartes, sempre avisando que somos todos iguais e devemos nos respeitar.

Consideramos que, por meio desta edição da Construir Notícias, será possível se apropriar de subsídios para iniciar um projeto sobre Gentileza em sala de aula.

Apresentamos então… Mensagem Inicial: Gentileza, de Silvia Schmidt; Profeta Gentileza; Palavras e Frases; Invista no Poder da Gentileza, de Rosana Braga; Espaço Pedagógico: Caderno de Campo, projeto idealizado pela equipe do Instituto Capibaribe; Livro da Vez… Anjos do Pedaço, livro de Sandra Saruê resenhado por Fabiana Barboza; Professor Construir: Desafios na Prática Pedagógica do Educador do Século XXI: o Educador que Ousa e Acredita, de Rosa Costa; Ambiente-se: Educação Ambiental como Parte Integrante no Ensino de Física do Ensino Médio, de Alexandre Sérgio Alves Ferreira, Giseide Maria Ferreira dos Santos e Maria Marly de Oliveira; Lendo e Aprendendo: Gentileza Gera Gentileza, de Luiz Caversan; A Fala do Mestre: Um Manual de Sobrevivência, de Verônica A. Shoffstal; Profissionalismo: A Guerra dos Métodos na Alfabetização, de Vicente Martins; Gestão Escolar: Pedagogia Logosófica, de Marise Alencar; Projetos Didáticos: Projeto Poetas e Poesias, de Maria Madalena P. Nascimento; Projeto Leitura, de Marta Irineu Bazeth; Em Discussão: Os Jogos e sua Importância na Escola, de Lino de Macedo; Lá Vem História… A Pequena Tigela de Arroz, de Dharmachani Naganaja; Artes: Caixas Práticas de Papel, de Vastí Goes; Retomar a Delicadeza Relegada ao Esquecimento Melhora a Qualidade de Vida e as Relações Cotidianas, de Cíntia Parcias e Clarisse Meireles. Além das Dicas de Leitura e Dicas de Filmes, há também as seções: É Dia… Um Amigo é Quem Gosta de Você, de Jessica W. S. Costa; e Projeto Didático: Sequência Didática Interdisciplinar, da Escola Anita Garibaldi. Temos, nesse meio, um Convite: XVI Concurso de Redação das Edições Paulinas. E, para concluir, as seções Era uma Vez… e Mensagem Final.

Este é o Profeta Gentileza, que gera gentileza, amorrr e riqueza…

Ótima leitura!

Ah! Lembre-se: GENTILEZA GERA GENTILEZA.

cubos