Edição 56

Editorial

Editorial

Prezado Educador/Prezada Educadora,

Mais um ano se inicia. É importante lembrarmos que ano novo é compromisso, porque, se Deus nos permitiu iniciar mais um ano com vida e saúde, é porque Ele precisa de nós para levar em frente o trabalho da construção de uma sociedade consciente e crítica aos problemas existentes. Se continuarmos no mundo, é porque nossa missão ainda não terminou.

2010 já terminou, não podemos voltar atrás. O que passou passou. 2011 tem de ser melhor que 2010. Não pode ser como 2010. Não pode ser igual, a história não para. E, para ser melhor, precisamos trabalhar mais e com maior dedicação. Por isso, vamos rever mentalmente o que fizemos no ano que passou para podermos nos avaliar como educador e como cidadão.

Como todos os anos iniciamos com o tema da Campanha da Fraternidade, neste ano, com o tema Fraternidade e a Vida no Planeta e com o lema A Criação Geme em Dores de Parto (Rm 8: 22).

Todos os anos, a Campanha da Fraternidade assume como tema um dos desafios enfrentados pelo Brasil, não apenas para denunciar os erros — e isso já seria muito — mas também para considerar a conversão e a solidariedade. No caso concreto deste ano, a CF – 2011 quer nos lembrar que a natureza saiu das mãos de Deus.

“A criação geme em dores de parto” (Rm 8: 22).

Nos versículos 22-27 de Romanos 8, Paulo fala de três gemidos diferentes: o da criação (v. 22), o dos cristãos (v. 23) e o do Espírito Santo (v. 26). A criação (a natureza animada e inanimada) tornou-se sujeita ao sofrimento e às catástrofes físicas por causa do pecado humano. Deus, portanto, determinou que a própria natureza será redimida e reaviada. Haverá novo céu e nova terra: uma restauração de todas as coisas segundo a vontade de Deus, quando, então, os fiéis servos de Deus receberão sua plena herança.

Queremos dedicar este primeiro número da Construir Notícias do ano novo à grande causa do meio ambiente, com duas grandezas: o valor da vida e a dignidade do homem. Para elas, devemos apelar constantemente ao servirmos a essa causa.

Feliz Ano Novo, educador e educadora, sob as bênçãos de Deus e um grande abraço fraterno.

assinatura

 

cubos