Edição 64

Editorial

Editorial

Prezado Educador/Prezada Educadora,

Como você vê a Educação no Brasil hoje? Este foi o tema principal para esta edição da Construir Notícias. Lançamos a pergunta para vinte educadores do Brasil, e cada um deles acredita que a Educação no Brasil tende, cada vez mais, a melhorar.

shutterstock_36690694_R_fmtSabemos que o Brasil vive momentos de intensa movimentação em prol do processo educacional necessário para que a sociedade dê, efetivamente, um salto para uma melhor qualidade de vida. De um lado, os diferentes resultados de avaliações institucionais indicam que não alcançamos índices de satisfatoriedade, nem em relação aos parâmetros nacionais e muito menos em relação aos internacionais. Por outro lado, assistimos à articulação de diversos setores dessa mesma sociedade para a tomada de consciência de que a Educação é responsabilidade de todos e de que é preciso agir agora para que tenhamos um amanhã promissor.

Particularmente, acredito que temos condições de viver momentos melhores na Educação se partirmos primeiramente de um ponto fundamental, que, a meu ver, é o AMOR e o RESPEITO por nossa profissão e por todas as crianças e jovens que passam por nosso caminho.

Sabemos o quanto o Governo vem investindo em tecnologia e formação continuada para os professores, mas continuo afirmando: se não existir amor, respeito e dedicação, nada disso vale.

O aluno precisa ser tratado como um ser especial, dentro de seus acertos e erros, para que ele se sinta valorizado, tenha autoestima elevada e desejo de estudar, de realizar sonhos e de ser um cidadão crítico, ético e humano.

Termino com o hino ao amor cristão, que diz:

“Eu poderia falar todas as línguas que são faladas na terra e até no céu, mas, se não tivesse amor, as minhas palavras seriam como o som de um gongo ou como o barulho de um sino” (1 Co. 13.1).

assinatura

cubos