Edição 66

Editorial

Editorial

Prezado Educador/Prezada Educadora,

Enche-se a sala de alunos e depois se critica que o professor “não tem domínio de sala”.

Celso de S. Vasconcelos

Parabéns, Professor e Professora, pelo seu dia — 15 de outubro.

Parabéns, Construir Notícias — 12 anos trabalhando por uma Educação melhor.

Os professores clamam por uma Educação mais justa, mais solidária, mais comprometida, mais crítica, mais consciente, mais libertadora, mais…, mais… Como afirma Cury, “a Educação brasileira não precisa de uma reforma, mas de uma revolução”.

Uma revolução que valorize e contribua para a melhoria da Educação em nosso país, das condições de trabalho e da valorização de nossos mestres, para que eles possam conscientizar e focar sua prática na formação de vidas, e não somente no preparo para o vestibular.

Friso a necessidade de o professor ser um gestor de pessoas — devido ao fato de ter diante de si mentes diversas a serem cultivadas e pensamentos diversos a serem trabalhados — e também a importância de seu papel como orientador, a necessidade de saber transmitir o conteúdo para que a informação se transforme em conhecimento e este se torne experiência.

Por último, enfatizo a função de mestre e a importância de assumir uma sala de aula, principalmente por vocação; entendendo seu papel de profissional da Educação no processo de ensino-aprendizagem. Que seja acima de tudo competente e comprometido.

Um professor vocacionado entende e sabe que deve ensinar — e bem ensinado — aquilo que vai ser útil ao aluno em sua vida e que também deve ser perito em gerenciar conflitos, ter domínio das emoções, saber discernir as atitudes dos alunos.

Finalizo com um pensamento de Celso Vasconcelos (2006):

É preciso ter consciência de que estamos numa grande luta: a luta contra a brutalização, a alienação, a destruição do homem. Não podemos esquecer isso e reduzir o problema apenas à relação professor-aluno, aluno-escola. O inimigo é muito maior do que se imagina num primeiro momento (e não é o aluno).

Vamos, portanto, à luta com a certeza da vitória.

Um grande abraço e votos de parabéns,

assinatura

cubos