Edição 69

Editorial

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Prezado Educador/Prezada Educadora,

garota_lendoNesta edição, temos como tema central Fundamentos Epistemológicos da relação professor-aluno.

A epistemologia, também chamada teoria do conhecimento, é o ramo da Filosofia interessado na investigação da natureza, das fontes e da validade do conhecimento.

Toda discussão sobre o tema nos incita a pensar que a aprendizagem — um processo essencialmente humano construído ao longo de toda nossa vida — só pode ser entendida a partir da superação da dicotomia natureza-criação. Tanto um lado como o outro são importantes, o que nos impele a considerar além do que é visível e já evidenciado. Por isso, estamos hoje prestando atenção aos estudos realizados pelos adeptos da concepção interacionista da aprendizagem, justamente porque propõem a interação entre aquele que aprende suas heranças genéticas, suas potencialidades e sua mente, e a influência e o movimento que o meio ambiente pode produzir nele. Destacamos também a interação ativa do sujeito da aprendizagem sobre o meio físico ou social.

É fundamental que, como educador, ao pensar e organizar o seu fazer pedagógico, tome como uma de suas referências a relação que existe entre o currículo escolar e a vida dentro e no entorno imediato da escola.

Para que os alunos desenvolvam seu conhecimento, é necessário que os professores sejam, além de transmissores de ensinamentos, aprendizes e, consequentemente, transformem o ensino a partir de exigências diferentes com relação à aprendizagem a que estivemos acostumados por muito tempo.

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