Edição 70

Editorial

Editorial

Prezado Educador/
Prezada Educadora,

Como construir uma sociedade na qual caibam todos?

Essa foi a ideia que norteou a escolha do tema Multiculturalismo. Falar sobre multiculturalismo é discutir que a Educação não pode ser reduzida à formação de pessoas competentes. Ela pressupõe a formação de sujeitos históricos, ativos, criativos, cristãos e espiritualizados, capazes não apenas de se adaptar à sociedade em que vivem, mas de transformá-la e reinventá-la, e que percebam e acolham a diversidade sociocultural dos educandos.

Com o objetivo de construir uma sociedade coerente com uma prática de respeito às pessoas que nela participam, temos direito de pensar um mundo e um Brasil melhores para todos. Por isso, nós, educadores e educadoras, partimos, com humildade, do ideal de uma educação multicultural.

Nosso desafio hoje se encontra no ponto onde se cruzam a certeza de que os educadores, em todos os lugares do Brasil, realizam um esforço enorme para cumprir bem sua tarefa em condições quase sempre deficientes e a esperança de uma sociedade cujo produto do trabalho educacional concorra para a produção de uma cidadania consciente, assumindo a responsabilidade de educar.

Vamos à luta, como sempre fomos, na sala de aula e na vida social como um todo, buscando formular ainda um projeto alternativo de trabalho educacional que de fato construa uma vida melhor.

Um grande abraço,

assinatura

cubos