Edição 86

Editorial

Editorial

Prezado Educador,
Prezada Educadora,

imagem_1Como prática de nossa revista, iniciamos o ano com a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, que traz como tema Casa Comum, Nossa Responsabilidade e como lema Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca (Am 5.24).

Ecumenismo é uma palavra que vem, originalmente, da língua grega (οiκουμeνη) e significa mundo habitado. Essa palavra, na CFE, é empregada para designar o apelo às igrejas cristãs para vivenciarem o desejo de unidade entre as pessoas de fé.

Numa linguagem mais clara, o profeta Amós, que, além de ser um simples pastor, também cuidava de árvores, diz, na passagem usada como lema da CFE, que a humanidade clama que haja tanta justiça quanto as águas de uma enchente e que a honestidade seja como um rio que não para de correr.

Na época de Amós, os negócios floresciam, mas a ganância e a injustiça também cresciam (muito atual ao momento que estamos vivendo). A Terra estava cheia de idolatria, lucros desonestos e corrupção. Os administradores ricos oprimiam os pobres. Os movimentos religiosos hipócritas haviam substituído a verdadeira adoração, criando um falso senso de segurança e uma crescente insensibilidade ao próximo. Lembranças da fome, da seca, das pragas, da morte, da destruição… nada conseguia levar o povo ao arrependimento.

A CFE 2016 ressalta a importância de conscientizar todas as pessoas a preservarem a Casa Comum, ou seja, a respeitarem e a defenderem a Terra como o nosso lugar de moradia e existência; um planeta onde reine a justiça, onde possa haver vida sustentável para todos os seres vivos. Essa luta questiona as estruturas e o modo de viver que causam e legitimam vários tipos de reclusão: econômica, ambiental, social e étnica.

Enfim, devemos ter consciência e conscientizar nossos alunos de que estamos vivendo um momento considerado definitivo para a continuidade da vida no planeta Terra. A devastação, a poluição e a destruição ambiental têm aumentado a cada dia, e já estamos experimentando as consequências disso.

A Terra é um lugar único e complexo que nos foi dado por Deus. Somos chamados a cuidar desse presente.

Um grande abraço.

assinatura

cubos